PREÇO NAS ALTURAS

Mais cobrança: Latam vai começar a fiscalizar bagagens de mão

Malas de tamanho inadequado ou acima do peso terão custo adicional para o passageiro

Avião da Latam.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

A companhia aérea Latam anunciou que passará a fiscalizar se as bagagens de mão levadas pelos passageiros nos voos atendem às regras de peso, tamanho e quantidade delimitadas em seu regulamento.

"Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala) indicadas nesta página. Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião", disse a empresa.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pela regulamentação iniciada em 2016, os passageiros são obrigados a despachar, por um custo adicional, bagagens de tamanho maior. O passageiro tem direito de levar apenas uma bagagem de mão sem custo extra, desde que ela não ultrapasse os 10 kg.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Quais são as regras para cobrança

Seguindo a regulamentação, a Latam estabelece limites de 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura, incluindo bolsos, rodas e alças, para bagagem de mão de até 10 kg. Também é permitido levar uma bolsa ou mochila na cabine, que deve ser colocada debaixo do assento e não ultrapassar 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura.

Apesar de as regras já constarem na política da empresa, elas não eram firmemente fiscalizadas, mas agora a Latam informa que serão. Passageiros cujas bagagens não se enquadrarem nos padrões poderão desembolsar R$ 160 antes do embarque em voos domésticos.

“Se a sua bolsa ou mochila pequena excedem as medidas permitidas, ou se você leva mais de uma bagagem, você poderá enviá-las ao porão do avião por uma taxa adicional. Caso contrário, não poderemos embarcá-las ou nos responsabilizar pelo armazenamento no aeroporto”, informa o site da empresa.

Para os voos internacionais, a tarifa da bagagem de mão é ainda mais cara, podendo chegar a R$ 402,50 dependendo do destino. A Latam também disponibiliza tarifas especiais na hora da compra da passagem, que podem permitir bagagens mais pesadas ou baratear o custo de despacho. Outras informações no site da empresa.

Temas