POVOS INDÍGENAS

Criança Yanomami morre em ataque a tiros em área onde governo age para expulsar garimpeiros

Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o garimpo ilegal praticamente triplicou na região. Este é o segundo ataque contra os yanomami desde que Lula determinou a retirada do garimpo ilegal.

Yanomami na região de Maturacá, na Amazônia.Créditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en BRASIL el

Uma criança morreu e outros cinco indígenas ficaram feridos em um ataque a tiros na Terra Indígena Yanomai, em Parima, Roraima, nesta segunda-feira (3).

A região é alvo da operação de desintrução do garimpo ilegal no território indígena, desencadeada pelo governo depois que Lula visitou a região.

Segundo informações preliminares, os Yanomami feridos foram atendidos em uma base de apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ao menos um dos feridos está em estado grave.

O governo enviou para a região agentes da Polícia Federal, servidores da Funai e da Força Nacional de Saúde Pública, além de militares para buscar os autores do ataque.

Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o garimpo ilegal praticamente triplicou na região. Este é o segundo ataque contra os yanomami desde que Lula determinou a retirada do garimpo ilegal do território indígena.