Um homem com as duas pernas amputadas e uma sonda em seu corpo foi abandonado na calçada, sem conseguir se locomover, por funcionários do Hospital Municipal Pedro II, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). O caso foi registrado na última segunda-feira (10) e denunciada por transeuntes.
Segundo testemunhas, o homem, que estava internado na unidade de saúde, foi "largado" por maqueiros na rua, em frente ao hospital, e ali permaneceu por mais de 4 horas.
"Ele tava jogando no chão, eu cheguei 7h20 para trabalhar, ele tava jogado aqui no chão. Fui até ele e perguntei o que tinha acontecido. Ele falou que os maqueiros jogaram ele aqui", afirmou o vigilante Mauro Sérgio Novaes.
Um vídeo divulgado por Mauro Sergio Novais no Facebook mostra a situação. "Foi a turma do hospital que trouxe você aqui, não foi?" pergunta um transeunte, ao que o homem com as duas pernas amputadas responde que sim. Após as denúncias, ele foi reconduzido ao hospital, onde permanece internado.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que os maqueiros que abandonaram o homem na rua foram demitidos. O órgão disse, ainda, que foi o próprio paciente que pediu para ser retirado da unidade de saúde.
“Há um processo de apuração dos fatos em andamento e os dois funcionários que levaram o homem para fora do hospital foram demitidos. Este não é o procedimento da unidade", diz o comunicado da secretaria.
Veja vídeo que mostra o homem amputado abandonado na rua