CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

Seminário com trabalhadores do Metrô e CPTM visa combater privatização do transporte público em SP

Sindicato e parlamentares propõem junto aos trabalhadores a criação de um Comitê em Defesa das Empresas de Transporte Público diante da precarização do serviço privado

Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo, através de uma iniciativa do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) e Antonio Donato (PT-SP), sediará, na próxima quinta-feira (29), um seminário em defesa das empresas públicas de transporte metroferroviário, a fim de discutir a criação de um Comitê em Defesa das Empresas de Transporte Público.

Construção de novas linhas, manutenção e prestação de serviços operacionais serão alguns dos temas abordados na reunião. Segundo o Sindicato dos Engenheiros, é por conta da privatização e da falta de regulação e fiscalização por parte do Estado que o Metrô está oferecendo um serviço cada vez mais ineficiente.

“Empresas que antes eram exemplos de padrão de excelência, reconhecidas internacionalmente, agora são tratadas como “barreiras para a captação de recursos junto a parceiros privados”, diz o sindicato em nota. 

Além disso, outro ponto a ser levantado é o apoio do governo paulista através de subsídios às empresas privadas, situação pouco registrada quando a gestão pertencia às empresas públicas. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) reconheceu o descaso da iniciativa privada perante as demandas do transporte público. 

O sindicato levanta, também, a precarização da condição de trabalho do servidor, que precisa lidar com a má gestão e os problemas envolvendo a operação.

“Aos trabalhadores/as das empresas resta trabalhar em condições cada vez mais precárias e sob a pressão da população usuária por conta das falhas.”, ressalta a enteidade.

No início do mês de junho, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que os funcionários do Metrô e CPTM serão reaproveitados pela ViaMobilidade. No entanto, a empresa privada já havia sido ameaçada de rompimento de contrato pelo próprio Ministério Público de São Paulo, quando Tarcísio articulou com Mário Sarrubbo, chefe do MP , uma “segunda chance” para a empresa. 

Serviço

Dia 29/06 às 18h

Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo

Rua Genebra, 25 – Bela Vista

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@EngenheirosdeSP

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar