O uso medicinal da cannabis no Brasil tem se tornado realidade aos poucos. Nos últimos anos uma série de decisões judiciais e resoluções da Anvisa tem aberto caminho para que pacientes com doenças como Alzheimer, Parkinson, glaucoma, depressão, autismo e epilepsia tenham acesso ao tratamento à base da planta.
Como sabemos, os motivos que levaram à proibição da cannabis ao redor do mundo tem mais a ver com questões culturais do que com a ciência. Contudo, pessoas com presença na mídia têm usado seu espaço para divulgar que fazem uso medicinal da planta. Ao compartilharem suas histórias, promovendo o debate acerca do tema e ajudando a quebrar preconceitos.
Te podría interesar
Veja nove famoso que são pacientes de cannabis medicinal:
Alessandra Ambrósio
A super modelo, atriz e empresária Alessandra Ambrósio já revelou que faz uso medicinal da planta. Ela contou que usa CBD para controlar a ansiedade e relaxar, inclusive antes dos desfiles.
Te podría interesar
Pedro Scooby
Ex-BBB e surfista, Scooby foi questionado durante o reality se faz uso recreativo e negou. Contudo, já disse em outra ocasião que, como remédio, a maconha é uma grande aliada. Ele usa derivados da cannabis para melhorar a qualidade do sono, um uso bem comum da planta.
Laura Neiva
A atriz, que atualmente é casada com o também ator Chay Suede, é epiléptica. Já revelou que usa os derivados da planta para tratar a doença. Além disso, contou que não teve que interromper o uso durante gravidez, mostrando o baixo impacto nas terapias a base de cannabis.
Henrique Fogaça
Chefe de cozinha e jurado do MarterChef, é um dos defensores da planta mais ativos no debate público. Sua filha Olivia tem uma condição ainda não diagnosticada pelo médico, e o cozinheiro viu uma melhora muito grande ao introduzir os remédios à base de cannabis no tratamento. Fogaça fundou até mesmo um instituto de pesquisa da cannabis em São Paulo.
Cláudia Rodrigues
Quando a atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla e teve que se ausentar das telinhas, grande parte dos fãs sentiram muito sua ausência. A eterna Marinete também recorreu à cannabis para ajudar a mitigar os sintomas da doença, que não tem cura e é muito invasiva. Os medicamentos à base da planta ajudaram a extinguir os tremores que vinha tendo por causa da doença.
Com informações da Abrace Esperança