O Colégio São José, de Caxias do Sul (RS) decidiu cancelar uma palestra que seria ministrada pelo escritor e teólogo Frei Betto na instituição de ensino após pressão feita por pais bolsonaristas de alunos.
O evento teria como tema "As fomes do Brasil e esperanças de futuro" e seria realizado na terça-feira (13), mas nesta segunda (12) o colégio enviou um comunicado aos pais dos estudantes informando sobre o cancelamento, sem dar maiores detalhes.
Te podría interesar
A decisão da instituição de ensino veio após um abaixo-assinado online subscrito por mais de 2 mil pessoas, a maioria pais de alunos, contra o evento. O motivo alegado pelos autores da petição para que a palestra não fosse realizada é bizarro.
"Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Chisto) é adepto da Teologia da Libertação e é militante de programas pastorais e sociais", diz um trecho do abaixo-assinado.
Te podría interesar
Os autores da mobilização acusam ainda Frei Betto de defender a inexistente "ideologia de gênero" e se dizem "incomodados com o abismo entre os nossos interesses educacionais e tal encontro a ser realizado em local que escolhemos como segunda casa dos nossos filhos".
À jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Frei Betto disse que ser alvo da ira de bolsonaristas "é um sinal positivo".
"A direita entrou em campo, fez esse manifesto e deram para trás (...) Não é a primeira vez. Já me agrediram em fila de autógrafo. Já estou acostumado. É um sinal positivo. Sempre digo que há pessoas que, se me elogiassem, eu me sentiria muito mal", declarou o escritor.