O cerco contra o garimpo ilegal se fecha com o fortalecimento de ações do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal na Terra Indígena Yanomami. Neste fim de semana, operação realizada por órgãos federais destruiu uma aeronave e desativou pistas irregulares de pouso e um avião em Roraima.
Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também destruíram uma caminhonete, uma motocicleta e suprimentos usados por garimpeiros ilegais para chegar à Terra Indígena Yanomami.
Te podría interesar
As ações aconteceram no sábado (6) e neste domingo (7), em pistas de pouso irregulares na região de Iracema, município ao Sul de Roraima.
As ações fazem parte da Operação Xapiri, do Ibama em parceria com a PRF, Funai e demais agências governamentais O objetivo é extinguir o garimpo no interior da Terra Indígena Yanomami.
Te podría interesar
Desde janeiro, uma força-tarefa, que inclui ações sanitárias, de saúde e de retirada total dos garimpeiros, foi criada pelo governo federal para atender os povos indígenas.
Mortes
Nos últimos 15 dias, pelo menos 17 mortes foram registradas na região, sendo 8 de madeireiros, um indígena e os demais ainda passam por identificação. No sábado, o corpo de uma mulher foi encontrado na comunidade Uxiu. A identidade da vítima ainda não foi descoberta, mas a suspeita é de que trata-se de uma mulher de origem venezuelana.