POLÍTICA

Os 10 vídeos mais satisfatórios do Ibama e da PF combatendo garimpo ilegal na Amazônia

Governo divulga balanço após um mês de atuação na Reserva Yanomami; imagens de equipamentos e aeronaves ilegais sendo destruídos quebram a internet

Meme publicado pelo perfil Fiscal do Ibama no twitter
Escrito en POLÍTICA el

Bum! Desde que o Ibama voltou e o governo passou a combater novamente o garimpo ilegal e o desmatamento na Amazônia que os vídeos com ações do instituto, da Polícia Federal, da Funai e outros órgãos estão viralizando nas redes. Nesta quarta-feira, 15 de março, foi divulgado o balanço da Operação Libertação, deflagrada pela PF em conjunto com o Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública, Funai e PRF, que completou um mês de atuação na Reserva Indígena Yanomami na semana passada.

Em 30 dias de operação, foram inutilizadas ou apreendidas 27 toneladas de cassiterita, 11,4 mil litros de combustíveis, 84 balsas e embarcações, duas aeronaves, 200 acampamentos, 172 motores e geradores de energia, equipamentos como maquinários para extração de minérios, motosserra, mercúrio, modens de internet via satélite, celulares, uma tonelada de alimentos, além de armas e munições.

Paralelamente às ações ostensivas na Reserva Yanomami, foram deflagradas pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima, as operações Nau dos Quintos, Avis Aurea e BAL, além de tramitarem mais de 40 procedimentos investigativos relacionados ao garimpo ilegal na região, que já resultaram no bloqueio judicial de 65 milhões de reais.

Veja a seguir os 10 vídeos que mais bombaram nas redes com as ações feitas contra o garimpo ilegal e o tráfico de madeira na Amazônia.

1. Mais de 2 milhões de visualizações

2. Quase 2 milhões de visualizações

3. 1,4 milhão de visualizações

4. Mais de 900 mil visualizações

5. 430 mil visualizações

6. 375 mil visualizações

7. 158 mil visualizações

8. 152 mil visualizações

9. 33 mil visualizações

10. 18 mil visualizações

Bônus: e os ianomâmis, como estão?

132 mil visualizações

98 mil visualizações

Com informações da Polícia Federal