Nesta sexta-feira (12), às 14h, acontecerá a audiência pública virtual “Escolas no combate às fake news”, com a participação do youtuber Felipe Neto, da conselheira de educação da Embaixada da Finlândia, Johanna Kivimaki, do deputado federal e relator do PL das fake news, Orlando Silva, além de outros especialistas da área.
A audiência tem por objetivo debater o Projeto de Lei 4790/21, de autoria do deputado estadual Carlos Minc, que visa a criação de um Programa de Educação Midiática nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro, como forma de combater as fake news e o discurso de ódio.
O PL 4790/21 é baseado na experiência do programa nacional de educação midiática implantado nas escolas da Finlândia. O país lidera o ranking de avaliação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), principal relatório de qualidade da educação básica do mundo. E, além disso, a Finlândia também é referência na Europa como o país mais resiliente contra fake news e credita boa parte desse sucesso ao trabalho de educação midiática que promovem desde a pré-escola.
Neste momento em que proliferam ataques a escolas no Brasil, é urgente este debate sobre educação midiática de crianças e jovens, pois este ambiente de proliferação de fake News é, em larga medida, responsável pela geração de uma cultura que ameaça as instituições democráticas e promove a intolerância e a violência.
A audiência será online, aberta ao público e transmitida pela TV Fórum no YouTube.