MEMÓRIA E JUSTIÇA

Lula pede um minuto de silêncio em memória de Marielle e Anderson

No dia que completa cinco anos do crime bárbaro e sem solução, presidente da República, ministras e ministros prestam homenagem à vereadora e ao motorista

Créditos: Ricardo Stuckert - Presidente Lula pede um minuto de silêncio em memória de Marielle Franco e Anderson Gomes
Por
Escrito en BRASIL el

Nesta terça-feira (14) faz cinco anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, crime bárbaro que segue sem solução. Durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e ministras fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória da vereadora carioca e seu motorista.

Pelas redes sociais, Lula postou o vídeo do momento da homenagem.

"Hoje, ao lado da companheira Anielle Franco, reforcei o compromisso já firmado pelo ministro Flávio Dino de somarmos todos os esforços para descobrirmos quem mandou matar Marielle Franco. #JustiçaPorMarielleEAnderson."
Presidente Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã de Marielle, estava presente na reunião. Ao fim da homenagem, com a voz embargada, ela agradeceu o empenho do governo Lula na solução do caso.

"Muito obrigada. Eu acho que, enquanto a gente não conseguir responder quem mandou matar a minha irmã, a gente segue nessa democracia frágil e é muito importante, muito significativo para nós enquanto família, mas também enquanto governo, ter um governo que de fato se preocupa com o caso e tem, cada vez mais, mostrado estar ao lado para colaborar, para a gente descobrir quem mandou matar a minha irmã."
Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, irmã de Marielle Franco

Investigação federal

Desde o início desse terceiro mandato, o governo Lula, ao contrário da gestão anterior, deu mostras de que vai colaborar para elucidar o caso. Em fevereiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) abrisse um inquérito paralelo para auxiliar as autoridades fluminenses. Nesta segunda-feira (13), o ministro disse que o caso é uma prioridade da corporação e que pretende identificar todos os envolvidos.

100 dias de governo Lula

Lula e os ministros das áreas social, econômica e de articulação política se reuniram no Planalto nesta terça para organizar as metas e os resultados do governo para os primeiros 100 dias de mandato, a serem completados no próximo dia 10 de abril.