TRAGÉDIA EM SP

Três crianças que estavam soterradas são resgatadas com vida em São Sebastião

Prefeitura confirma os nomes de 12 vítimas e anuncia a identificação de outras 6; Cerca de 600 pessoas trabalham nos grupos de buscas e resgate

Ruas da Topolândia, em São Sebastião.Três crianças que estavam soterradas são resgatadas com vida em São SebastiãoCréditos: Rovena Rosa / Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

As equipes de resgate que atuam em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, anunciaram nesta terça-feira (21) que resgataram três crianças, com vida, que estavam soterradas em morro da cidade após as chuvas do último final de semana na região. A informação foi confirmada para a imprensa pelo prefeito Felipe Augusto (PSDB).

“Esse episódio dá forças para seguirmos com o nosso trabalho. Onde há vida, há esperança”, declarou o prefeito para a Folha, ainda sem saber informar as idades, os nomes ou a localização dos sobreviventes resgatados.

O município concentra a maior parte das mortes da tragédia: 46 das 47 já registradas – a outra vítima foi registrada em Ubatuba, onde faleceu uma menina de 7 anos vítima de desabamento onde morava.

A maioria dos óbitos ocorreu na Vila do Sahy, uma comunidade na encosta do morro que dá de frente para a famosa praia de Barra do Sahy. Ali, os desabamentos levaram consigo cerca de 50 casas e o Instituto Verdescola, uma ONG que funciona no bairro, transformou-se em hospital para os feridos e necrotério para 24 corpos, ambos de forma improvisada.

Além de São Sebastião e Ubatuba, também foram afetados os municípios de Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Caraguatatuba. Em Bertioga foi registrada a maior chuva da história do Brasil, que superou os 600 mm.

As chuvas deram uma trégua na região no início da semana, mas as equipes de buscas e resgate não descansam. Em São Sebastião cerca de 600 pessoas correm contra o tempo para buscar desaparecidos e organizar os escombros do final de semana. Chuvas de até 200 mm são esperadas para os próximos dias. Menores do que as do final de semana, é verdade, mas ainda assim fortíssimas – chuvas consideradas fortes apresentam de 10mm a 50mm.

As operações de buscas não tem prazo para serem concluídas e os grupos de resgate devem seguir mobilizados até que a população não precise mais dos esforços. A prefeitura já confirmou os nomes de 12 vítimas: Dandara Vida Cazé de Souza, Donaria Santos Figueiredo, Eduardo Leonal Chrestan, Ellyza Nayanne Celestino de Lima, Fabiane Freitas de Sá, Francisco Lara, Gabriela Ribeiro, Levy Santos de Oliveira, Robério Lima Saldanha, Rosângela Saldanha da Silva, Samuel de Lima Silva e Yan Allyab Celestino de Lima. Outras 6 vítimas foram identificadas mas não tiveram os nomes divulgados.

*Com informações da Folha.