ATENTADO EM ESCOLA

Terrorismo em escola de SP: Jovem com suástica e bomba caseira preso em tentativa de atentado

Cerca de 300 alunos estudavam na instituição no momento em que ocorreu o ataque

Jovem detido com suástica e bombas.Créditos: Guarda Municipal/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Um jovem de 17 anos foi detido em Monte Mor (SP) na manhã desta segunda-feira (13), após tentar provocar um atentado terrorista nas dependências da instituição. Além de bombas caseiras, ele portava uma machadinha e, em sua roupa, tinha um símbolo da suástica nazista.

Ocorreram duas explosões na Escola Estadual Professor Antonio Sproesser, onde também funciona a Escola Municipal Vista Alegre, mas ninguém se feriu.

Cerca de 300 alunos estudavam na instituição no período da manhã, horário em que ocorreu o atentado. Todos foram dispensados após o atentado.

Garrafas amarradas e cheias de combustível, modelo coquetel molotov, e pregos foram apreendidos com o rapaz. 

De acordo com o Secretário de Segurança da cidade, Anderson Palmieri, o rapaz não conseguiu entrar na escola, mas chegou a jogar bombas caseiras na entrada da instituição.

O caso mobilizou as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. A prefeitura soltou nota em que avisa que "não houve feridos e o indivíduo foi capturado e encaminhado para delegacia".

Material apreendido com o rapaz/Guarda Municipal/Divulgação

Nota da Secretaria de Educação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lamentou em nota o ocorrido e disse que vai auxiliar nas investigações. Confira a nota na íntegra:

"A Diretoria de Ensino de Capivari e a unidade escolar estão à disposição das autoridades para auxiliar na investigação. A segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar.

A unidade escolar é compartilhada com o município, sendo que as aulas da rede estadual ocorrem no período da tarde e noite. As aulas para a rede estadual deverão ocorrer normalmente após a perícia ser realizada.

O caso está sendo registrado na Plataforma Conviva (Placon) e também no boletim de ocorrência. A equipe gestora da escola segue à disposição da comunidade escolar."

A escola passará por limpeza e ainda não se sabe quando voltará a funcionar. A unidade tem aulas compartilhadas entre município, na parte da manhã, e estado, à tarde e à noite.