JUSTIÇAMENTO

Betty Faria confirma lado fascista e higienista após relacionar assaltos ao Bolsa Família

Filha de general do Exército, atriz voltou a decepcionar seus fãs com nova publicação higienista após dizer que menores que assaltam em Copacabana "são os filhos do Bolsa Família que não fez controle de natalidade".

Betty Faria com João de Faria Daniel, filho dela com o diretor Daniel Filho.Créditos: Instagram / Betty Faria
Escrito en BRASIL el

Aos 82 anos, a maior parte deles dedicados à uma carreira brilhante no mundo da dramaturgia, Betty Faria causou frisson e frustrou grande parte dos fãs ao tirar a máscara e revelar seu lado fascista e higienista nas redes sociais.

Nesta quarta-feira (6), a atriz recebeu uma avalanche de críticas e chegou a ser chamada de  de "nova Regina Duarte" por Bruno Gagliasso após tuite em que compara a ação de menores infratores em Copacabana, no Rio de Janeiro, ao Bolsa Família, programa social criado por Lula que tirou milhões de brasileiros da pobreza - e é alvo de ataques constantes da ultradireita bolsonarista.

"São os filhos do Bolsa Família que não fez controle de natalidade", escreveu a atriz, que é filha do general do Exército Marçal Moura de Faria, compartilhando uma reportagem do jornal O Globo sobre o assunto.

Mesmo em meio às críticas, Betty Faria voltou à rede cerca de 4 horas depois. Dessa vez, a atriz compartilhou um link do perfil do portal G1, também da Globo, no Instagram, que fala sobre a ação dos grupos de "justiceiros", formados por bad boys e lutadores de jiu jitsu, que estão "caçando" e espancando os assaltantes na região de classe média alta da zona sul do Rio.

Além da decepção, fãs - ou ex-fãs - da atriz compartilharam uma reportagem de setembro de 2019 sobre uma ação de busca e apreensão feita pela Polícia Civil do Rio em endereço de João de Faria Daniel, filho dela com o diretor Daniel Filho.

Juntamente com Leandro Martins de Almeida, o filho de Betty Faria foram alvos de investigação do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro por envolvimento com o tráfico de drogas. Daniel também é investigado pelos crimes de agiotagem e lavagem de dinheiro.

Justiceiros?

O link divulgado por Betty Faria remete a uma reportagem do G1 que justifica a ação dos chamados "grupos de justiceiros" com dados sobre o aumento da criminalidade na zona Sul do Rio.

"A rotina de violência em #Copacabana nas últimas semanas motivou o reaparecimento de grupos "justiceiros" no bairro – como já visto em 2015. Em nota, a Polícia Civil informou que tomou conhecimento da situação e disse que diligências estão em andamento para identificar os envolvidos e esclarecer os fatos. Fazer "justiça com as próprias mãos" é crime previsto no artigo 345 do Código Penal Brasileiro", diz o texto do G1, publicado juntamente com o vídeo.

A ação dos bad boys ocorreu na madrugada desta quarta-feira (6) e durante o dia os participantes colocaram fotos nos grupos de WhatsApp onde são combinadas as ações.

As imagens mostram mãos, com soco-inglês, manchadas de sangue, devido às agressões aos menores infratores. "Deixamos fudido", diz uma das mensagens, seguida de um "kkkkk" de um outro participante.

Secretário de Segurança do Rio, Victor Santos disse em entrevista à GloboNews que a ação dos "justiceiros" também é crime.

“Justiceiro é o berço da milícia. É exatamente isso, um grupo que se acha acima do bem e do mal, que se acha no direito de fazer justiça com as próprias mãos. E antes da milícia, nós tínhamos os grupos de extermínio. Praticam crimes com o objetivo de evitar crimes. Na verdade, são todos eles criminosos. O justiceiro é criminoso”, afirmou.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar