BOPE

VÍDEO: policiais do Bope são desmentidos por imagens e viram suspeitos de execução

Vídeo mostra homens já rendidos que mais tarde teriam sido mortos em situações registradas como trocas de tiros

PMs do Bope com homens já rendidos.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) são investigados pela Delegacia de Homicídios da Capital e pela Corregedoria da Polícia Militar de terem executado três homens durante uma operação da PM, na quarta-feira (27), no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.

Imagens de uma câmera de segurança mostrariam, segundo denúncias, homens já rendidos que mais tarde teriam sido mortos em situações registradas como trocas de tiros. As armas dos policiais do Bope foram apreendidas.

A ação teria sido por vingança. Minutos antes à ação dos integrantes do Bope, o sargento Leonardo Maciel da Rocha morreu após ser baleado no interior do veículo blindado, o Caveirão.

Dois policiais militares afirmaram em depoimento à polícia que houve uma intensa troca de tiros na rua São Bento, em Parada de Lucas. Os PMs contaram também que viram cinco bandidos correndo e entrando numa casa no final da rua.

Ao se aproximarem, ainda de acordo com o depoimento, houve confronto do lado de fora e dentro do imóvel. E que três bandidos foram encontrados baleados e depois morreram.

De acordo com os PMs, outros dois bandidos, identificados como Hiran da Glória e Breno Pereira de Oliveira Araújo, abandonaram as armas e pularam o muro de uma casa, onde tentaram se esconder, mas acabaram presos.

A versão dos PMs, no entanto, é contestada por imagens que circulam nas redes sociais. Fotos de vídeos de uma câmera de segurança mostram a entrada dos policiais numa casa, no interior da favela, exatamente às 7h32.

Em um dos vídeos, um homem preto, identificado como Gladson William Gonçalves de Oliveira, é deixado no chão da sala com as mãos amarradas.

Três minutos depois, um outro suspeito, identificado como Anderson Cauã Gadelha Morais, é colocado no chão da sala também com as mãos amarradas.

A última imagem dos dois suspeitos rendidos com policiais na sala é registrada às 7h55.

A polícia aguarda o laudo de necropsia para entender as circunstâncias das mortes.

Veja o vídeo abaixo:

Com informações do g1

Temas