O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (29), o edital do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. As inscrições começam no dia 22 de janeiro e vão até dia 25 do mesmo mês.
Pela primeira vez, o Sisu 2024 terá apenas uma edição, ou seja, os interessados em entrar nas universidades disponíveis poderão se inscrever apenas uma vez durante o ano. Até 2023, o programa abria no início e no meio do ano para inscrições.
Te podría interesar
Apesar da mudança, os participantes vão continuar concorrendo com as duas possibilidades de ingresso, no primeiro e segundo semestres do ano.
Veja como se inscrever
Para participar do Sisu 2024, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e não ter zerado a Redação. Com a nota divulgada, eles devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Te podría interesar
Ao todo, 127 universidades vão participar do Sisu 2024, com 264.254 vagas para o primeiro e o segundo semestres. Para as vagas disponibilizadas para o segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras:
- As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição;
- Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Lei de cotas
O edital também informa que a edição do Sisu 2024 seguirá as mudanças na nova Lei de Cotas, que estabelece que todos os candidatos irão concorrer, primeiro, na ampla concorrência. Caso o ingresso não seja possível nessa modalidade, os cotistas irão concorrer pelas cotas e políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
"O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior", afirma o MEC.
A oferta de vagas reservadas às cotas serão estipuladas de acordo com a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.
Lista de espera
Diferente dos anos anteriores, a lista de espera poderá ser atualizada durante todo o ano pelas instituições de ensino superior. O candidato que não for selecionada na chamada regular, deve manifestar interesse na lista de espera no período entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
Cronograma
Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
Resultado: 30 de janeiro de 2024.
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.