LUTO

PC Siqueira: os últimos momentos do youtuber de 37 anos, segundo a polícia

Youtuber teria se matado em frente à ex-namorada após lutar contra a depressão desde que foi detonado nas redes sociais em razão da suspeita nunca comprovada de pedofilia.

PC Siqueira.Créditos: Instagram
Escrito en BRASIL el

Lutando contra uma depressão desde que foi detonado nas redes sociais em razão da suspeita nunca comprovada de pedofilia, Paulo Cezar Goulart Siqueira, o PC Siqueira, tirou a própria vida, cometendo suicídio no apartamento onde ele morava, na zona sul da capital paulista, na tarde desta quarta-feira (27).

Segundo a Polícia Civil, que encontrou o corpo de PC por volta das 17h50, o youtuber se matou em frente à ex-namorada, Maria Watanabe, que teria tentado impedi-lo, sem sucesso.

O Youtuber teria tentado se enforcar e Maria teria tentado impedir segurando o corpo, mas não conseguiu sustentar, entrou em desespero e saiu em busca de ajuda, ligando para a polícia.

A polícia ainda não divulgou o laudo pericial que vai atestar o real motivo da morte de PC Siqueira. Maria Wantanabe prestou depoimento à polícia e teria volta à noite no apartamento para buscar seus pertences.

Separação e depressão

O casal havia se separado recentemente em um processo turbulento. PC Siqueira chegou a fazer uma live dizendo que estava sendo ameaçado pela ex e chegou a tentar suicídio em março deste ano, quando foi resgatado e salvo pelo copor de Bombeiros. 

Em nova live, no dia seguinte, o youtuber disse que teve "um episódio de mania que saiu do controle, me expus e expus erroneamente minha parceira, e foi seguido de uma nova tentativa de suicídio". 

"Fui resgatado pelo corpo de bombeiros e agradeço de coração a gentileza especial do sargento que me acompanhou. Estou bem e seguro. Maria também está bem e segura", emendou na live, em 9 de março deste ano.

Desde então, o ex-casal se encontrava esporadicamente. PC Siqueira, no entanto, teria caído novamente em depressão profunda nos últimos tempos e fazia tratamento, segundo familiares.

Busque ajuda

A Fórum tem a política de ser transparente com seus leitores, publicando casos de suicídio e fazendo alerta sobre a necessidade de se buscar ajuda em casos que possam levar a pessoa a tirar a própria vida.

De 2010 a 2019 no Brasil, foram registradas 112.230 mortes por suicídio. Durante esse período, houve um aumento de 43% no número de vítimas por ano, passando de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, conforme apontam os dados disponíveis no Ministério da Saúde.

Os principais sintomas que indicam um quadro depressivo, segundo o Ministério da Saúde, incluem:

  • Redução do interesse sexual;
  • Insônia ou sonolência: a insônia geralmente é intermediária ou terminal; 
  • Humor depressivo: sentimentos de tristeza, desvalorização pessoal e culpa; 
  • Retardo motor: falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentidão do pensamento, dificuldade de concentração, queixas de falta de memória, vontade e iniciativa; 
  • Dores e sintomas físicos difusos: mal-estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese;
  • Apetite: geralmente reduzido, mas em algumas formas de depressão pode haver aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces; 

Principais canais de apoio

Em casos de ajuda ou informações, há meios acessíveis que fornecem apoio emocional e preventivo ao suicídio. Confira abaixo:

  • Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita).
  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde); 
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; 
  • Hospitais.