Na tarde desta quarta-feira (27), o criador de conteúdo PC Siqueira, de 37 anos, foi encontrado sem vida em seu apartamento na cidade de São Paulo. A suspeita é de que ele tenha tentado suicídio, de acordo com informações da Polícia Militar. Amigos e familiares apontaram que o youtuber já tinha tentado tirar a própria vida em março deste ano.
Com uma extensa quantidade de seguidores e uma carreira como apresentador na MTV, o youtuber teve uma queda de seguidores em junho de 2020 após o início de uma investigação policial por suspeitas de pedofilia.
Te podría interesar
A polêmica foi causada por um post nas redes sociais do perfil ExposedEmo1 no X, antigo Twitter. O perfil teria divulgado um vídeo que exibia uma alegada conversa no Instagram, na qual PC Siqueira parecia fazer referências de natureza sexual a uma criança de seis anos. A partir disso, as autoridades policiais deram início à investigação.
Na conversa, a mãe da criança teria mostrado a menina nua e, posteriormente, ele teria compartilhado as fotos com alguém. Dispositivos eletrônicos como computador, HD externo, celular e videogame de PC Siqueira foram apreendidos pela perícia na época.
Te podría interesar
Especialistas da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) chegaram à conclusão de que não houve compartilhamento ou diálogo relacionados a fotos ou vídeos de teor pornográfico envolvendo menores de idade pelo influenciador e que ele nem teria chegado a pesquisar sobre o tema.
Um documento apresentado pelo site Notícias da TV mostra que falas do youtuber podem ter sido tiradas de contexto. Entre 2008 e 2011, ele teria conversado com uma garota identificada como Vanessa pelo aplicativo QQ. A menina afirmou que sua carteira era estampada com desenhos e bichos e mostrou para o youtube uma cópia antiga do seu RG. "Na verdade, eu sou pedófilo", disse.
Apesar da conclusão da perícia, a investigação continuava em andamento, mantida sob sigilo pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, pertencente à Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa.
Busque ajuda
A Fórum tem a política de ser transparente com seus leitores, publicando casos de suicídio e fazendo alerta sobre a necessidade de se buscar ajuda em casos que possam levar a pessoa a tirar a própria vida.
De 2010 a 2019 no Brasil, foram registradas 112.230 mortes por suicídio. Durante esse período, houve um aumento de 43% no número de vítimas por ano, passando de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, conforme apontam os dados disponíveis no Ministério da Saúde.
Os principais sintomas que indicam um quadro depressivo, segundo o Ministério da Saúde, incluem:
- Redução do interesse sexual;
- Insônia ou sonolência: a insônia geralmente é intermediária ou terminal;
- Humor depressivo: sentimentos de tristeza, desvalorização pessoal e culpa;
- Retardo motor: falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentidão do pensamento, dificuldade de concentração, queixas de falta de memória, vontade e iniciativa;
- Dores e sintomas físicos difusos: mal-estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese;
- Apetite: geralmente reduzido, mas em algumas formas de depressão pode haver aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces;
Principais canais de apoio
- Em casos de ajuda ou informações, há meios acessíveis que fornecem apoio emocional e preventivo ao suicídio. Confira abaixo:
- Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita).
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde);
- UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro;
- Hospitais.