MST

Dezenas de mortos em incêndio em assentamento do MST em Paraupebas

Segundo informações de João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST, a tragédia ocorreu após uma antena de internet colidir com a rede de energia

Incêndio em Paraupebas.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um incêndio em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em Paraupebas, no Sudeste do Pará, provocou a morte de pelo menos dez pessoas (o número pode chegar a 15).

Segundo informações de João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST, a tragédia ocorreu após uma antena de internet colidir com a rede de energia:

“Com muita tristeza comunicamos a todos uma tragédia que ocorreu nessa madrugada no acampamento Terra e Liberdade, no município de Paraupebas (PA). Uma instalação de uma equipe de uma empresa de internet no acampamento, a antena se colidiu com a rede de energia e deu uma descarga elétrica brutal, que além de ter provado incêndio no acampamento ainda descarregou na cerca e na rede elétrica, vitimando mais de dez companheiros, podendo chegar a 15”, afirmou João Paulo. “Nesse dia dos Direitos Humanos estamos numa tristeza enorme e amanhã (segunda-feira (11), vamos nos despedir de nossos companheiros e companheiras em um velório e enterro coletivo. Nós queremos comunicar cada amigo, cada amiga que nós estamos muito tristes neste domingo de perder companheiros e companheiras fruto de não ter um local adequado para morar e fruto das dificuldades da vida do nosso povo. Que nós possamos abraçar cada família, cada pai e mãe e filho que perdeu seu ente querido neste acampamento do MST nessa madrugada do dia 10 de dezembro”, lamentou.

 

 

Investigações preliminares

As investigações preliminares, segundo o DOl Carajás, apontam que o fogo teve origem em material altamente inflamável de cabos de internet que estavam sendo instalados na região. A antena de internet teria esbarrado em uma rede de alta tensão, gerando a descarga de energia e resultando no incêndio no local.

Entre as vítimas, estão três prestadores de serviços de empresa de internet e membros do MST que ocupavam o acampamento. A identificação das vítimas está sendo realizada pelas autoridades locais, enquanto equipes de resgate e bombeiros trabalham no local para conter as chamas restantes e investigar a extensão dos danos.

Prefeito de Paraupebas

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermem (MDB), esteve no local e gravou um vídeo. “Estamos aqui no acampamento da Palmares e infelizmente a tragédia é muito maior do que a gente imaginava”, declarou. “Viemos aqui para dar o apoio e quem puder trazer água, alimentos... a situação está muito triste aqui...”, disse.

A Prefeitura Municipal de Parauapebas emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido.

Nota de Esclarecimento

"A Prefeitura de Parauapebas lamenta profundamente o incêndio ocorrido no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Palmares 2, nesta noite de sábado, 9, que resultou em vários mortos e feridos."