O aumento dos desastres ambientais agravados pela crise climática fez o Ministério das Cidades tomar uma atitude sobre as construções do Minha Casa Minha Vida Rural. Segundo portaria divulgada nesta quarta-feira (8), áreas atingidas por desastres ambientais serão beneficiadas. A meta do governo é a reconstrução de 600 unidades habitacionais.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro das Cidades, Jader Filho.
Te podría interesar
“A nova portaria objetiva direcionar o atendimento do MCMV Rural a um público particular, por meio do estabelecimento de uma meta específica e de um rito diferenciado de contratação, tendo em vista os efeitos causados pelas cheias de grandes proporções que se abateram sobre o Sul do País em setembro último e em outras localidades, sem, no entanto, deixar de atender ao regramento do MCMV Rural”, afirmou o ministro durante o programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (7).
O Ministério das Cidades também afirmou que objetiva o atendimento rápido em situação de calamidade e por isso considera aceitar propostas que beneficiem comunidades inteiras, mesmo que contem com mais de 50 famílias, desde que o projeto respeite a capacidade de execução.
Te podría interesar
O órgão ainda ressalta que muitas áreas atingidas não poderão ser novamente ocupadas por apresentarem riscos. Diante disso, o ministério considera a possibilidade de que as novas moradias sejam construídas em outras áreas.