As ruas da cidade de Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, causaram susto na população ao apresentarem rachaduras, com risco de deslizamentos. As pessoas precisaram evacuar o local na última segunda-feira (20).
A situação aconteceu no bairro Três Pinheiros após os temporais de fortes chuvas que atingiram todo o Sul do país. A Prefeitura da cidade sinalizou para que os moradores saíssem dali o mais rápido possível.
Te podría interesar
Ao todo, 150 pessoas tiveram que se deslocar da região. Aqueles que não possuíam parentes e amigos que pudessem os acolher, puderam optar por se ajojar num abrigo improvisado, feito no ginásio municipal.
As enxurradas de chuva voltaram a preocupar as cidades do Rio Grande do Sul e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, declarou situação de emergência. O estado gaúcho e Santa Catarina estão em Alerta Laranja devido às tempestades.
Te podría interesar
São Jerônimo, outro município gaúcho, localizado há 70 km de Porto Alegre, também sofreu as consequências do grande volume de chuva. Por conta da cidade estar à margem do Rio Jacuí, a região foi inundada pelo córrego, que transbordou.
A Defesa Civil registrou imagens aéreas para mapear a situação, onde é possível ver casas e carros debaixo d'água.
A Prefeitura de São Jerônimo afirmou que esta é a segunda vez que um desastre natural atinge a cidade num período de três meses. A administração pública ainda solicitou a doação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, colchões, cobertores, roupas e itens de higiene pessoal.
Ao todo, 158 municípios gaúchos foram atingidos pelos temporais, deixando quatro pessoas mortas até a noite de ontem (20), além de 13.264 desalojados e 3.787 desabrigados, segundo o governo estadual.