Uma cliente na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, pediu aos proprietários de uma pastelaria não enviassem um motoboy negro para entregar seu pedido, pois “não gosta de pessoas assim encostando na sua comida”.
Segundo o jornal NH, do RS, o caso aconteceu na noite desta terça-feira (14) e foi denunciado pelo casal de proprietários Daniela Rodrigues e Gabriel Fernandes da Cunha, donos da “Hora do Pastel”, para quem o pedido foi feito por meio da plataforma iFood.
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“Última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim encostando na minha comida, obrigada!”, disse a cliente em mensagem no chat da plataforma e em observação no pedido.
A mensagem racista foi recebida com consternação pelos proprietários. Eles responderam que o pedido seria cancelado e chamaram a cliente de racista. Uma denúncia contra o perfil da mulher foi feita.
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As mensagens afirmaram ainda que o “motoboy negro é o dono da empresa”, Gabriel, que às vezes faz entregas quando a demanda é muito alta.
A jornalista e deputada estadual Laura Sito (PT-RS) denunciou o caso em suas redes sociais, elogiando a postura do estabelecimento, pois “é assim que racista tem que ser tratado”.
RACISMO: é revoltante o que aconteceu em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Uma cliente pediu para que o estabelecimento não enviasse um motoboy negro. Vejam a observação no pedido: “não gosto de pessoas assim encostando na minha comida”. Parabéns a Hora do Pastel pela reação. É… pic.twitter.com/cf2vdfoWxZ
— Laura Sito ?? (@laurasito) November 15, 2023
Cliente não foi identificada
Segundo contou ao jornal NH, Daniela ligou para o condomínio de onde veio o pedido, mas o síndico disse que não havia nenhuma moradora com aquele nome no prédio, afirmando que o endereço era “falso” e o número do apartamento “não existe”.
A Polícia Civil foi acionada pelo casal e o caso está sendo investigado, mas a cliente ainda não foi identificada.