A Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciou a retomada do Prêmio CUT "Liberdade e Democracia, Sempre", que terá sua 4ª edição neste ano após hiato de cinco anos. A votação para homenagear protagonistas na defesa da democracia brasileira ficará aberta ao público até o dia 10 de outubro. A Revista Fórum é finalista na categoria de luta por Democratização da Comunicação, Imprensa Livre e combate às Fake News.
No ano de celebração dos 40 anos da organização, a premiação ocorrerá junto às atividades do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), programado para 19 a 22 de outubro. A premiação deve ocorrer na noite do dia 21 de outubro, às 19h30, no ExpoNorte, em São Paulo.
Te podría interesar
"Criado em 2010, ao homenagear personalidades e instituições que se destacam na defesa da democracia, o prêmio tem por objetivo manter viva a história, valorizando a trajetória dessas personalidades e servindo como referência para as gerações futuras em suas lutas", explica o site da CUT.
A 4ª edição do Prêmio CUT encontra um país em reconstrução e ainda na luta contra os retrocessos instalados aqui instalados pelo governo anterior. Por isso, nada mais pertinente que sejam homenageadas as pessoas e entidades que, ao lado da CUT, resistiram e lutaram durante todo esse período.
Ausente por mais de cinco anos, o prêmio retorna quase um ano após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022. De acordo com a entidade, movimentos populares como a CUT "foram decisivos para derrotar, em 2022, o projeto de governo de extrema direita que levou o país a uma crise generalizada e sem precedentes, desempregou e precarizou o trabalho de milhões de brasileiros e brasileiras e trouxe de volta a tragédia da fome, colocando em risco as instituições, a democracia e a liberdade no país".
Como votar?
A votação para os indicados em 2023 estará aberta até o dia 10 de outubro no site premio.cut.org.br. Para votar, basta selecionar a sua escolha nas seis categorias em disputa, digitar seu e-mail e clicar no botão "Enviar".
Cada uma das seis categorias têm três indicados finalistas no Prêmio CUT "Liberdade e Democracia, Sempre", previamente selecionados por comissão instituída pela organização. A Revista Fórum é indicada na categoria "Entidade de destaque na luta por Democratização da Comunicação, Imprensa Livre e combate às Fake News".
Veja as indicações por categoria:
Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos
- Adriana Dias
- Padre Julio Lancelotti
- Kenarick Boujikian
Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras
- Avelino Ganzer
- Cida Gonçalves
- Leonardo Sakamoto
Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça pelos Povos Originários, das Águas e das Florestas
- Mãe Bernadete
- Davi Kopenawa
- Txai Suruí
Personalidade de destaque na luta por Democratização da Comunicação, Imprensa Livre e combate às Fake News
- Leandro Demori
- Maria Bopp
- Sérgio Amadeu da Silveira
Entidade de Destaque na luta por Democracia e Liberdade no Brasil e no Mundo
- Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
- Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST)
- Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST)
Entidade de destaque na luta por Democratização da Comunicação, Imprensa Livre e combate às Fake News
- GGN
- Revista Fórum
- TVT