A Polícia Federal realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (19) em que 4 policiais civis do Rio de Janeiro e um advogado foram presos suspeitos de traficar 16 toneladas de maconha ao Comando Vermelho, a principal facção de narcotraficantes do RJ.
Os agentes presos pela Operação Drake são Juan Felipe Alves da Silva, Renan Macedo Villares Guimarães, Alexandre Barbosa da Costa Amazonas e Eduardo Macedo de Carvalho. Além deles, o advogado Leonardo Sylvestre da Cruz Galvão também foi preso.
Te podría interesar
De acordo com as investigações os agentes eram da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DCFC) da Polícia Civil do Rio e abordaram, na divisa com o Estado de São Paulo, um caminhão que carregava 16 toneladas de maconha.
No entanto, logo que chegaram com o veículo na Cidade da Polícia Civil, na capital fluminense, os agentes chamaram um advogado que teria intermediado negociação de soltura do motorista e da carga ilegal. A contrapartida seria o pagamento de uma propina de R$ 500 mil aos policiais.
Te podría interesar
Uma vez que o acordo foi feito, três viaturas da DRFC teriam escoltado o caminhão até o Complexo de Manguinhos, onde o Comando Vermelho controla o narcotráfico.
Ao todo, a operação contou com 50 agentes da PF e da PRF para cumprir cinco mandados de prisão no Rio de Janeiro e em Saquarema, na Região dos Lagos. No apartamento de um dos suspeitos, na zona norte do Rio, foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro em espécie que ainda está sendo contabilizada pelos investigadores.
A Polícia Civil emitiu uma nota em que dá aval à operação, condena a conduta atribuída aos suspeitos e anuncia que colaborou com as investigações.