APOLOGIA AO NAZISMO

VÍDEO: Pastor faz saudação nazista em igreja, mas só é afastado dois anos depois

Apenas após o caso vir à tona, o pastor Célio José Longo foi punido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia

O Pastor Célio José Longo.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

O vídeo foi escondido durante dois anos. Durante arrecadação de alimentos de uma campanha de Natal, em 2021, em uma sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o pastor Célio José Longo faz uma saudação nazista dentro da igreja.

O vídeo veio à tona nesta semana. Só então, após a grande repercussão negativa, na segunda-feira (23), a igreja resolveu afastar o pastor. O auxiliar dele deve assumir o posto a partir de agora e não há um prazo para que Célio retorne à função, de acordo com a instituição.

No vídeo, um outro integrante da igreja pede engajamento dos fiéis no mutirão de Natal. Em seguida, o pastor fala: "Nem Hitler em todo a sua glória", e faz a saudação nazista, aos risos.

Veja o vídeo abaixo:

O pastor foi procurado pelo G1, mas não quis comentar o caso. Segundo a igreja, a organização não compactua com atos que expressem ou indiquem violência ou agressão contra as pessoas.

Célio se identifica em suas redes sociais como pastor do Distrito Central de Cuiabá, na Igreja Adventista do Sétimo Dia e informa que estudou teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

Conforme a lei 7.716/1989, a apologia ao nazismo é crime no país, com pena de reclusão. A Polícia Civil informou que não há boletim de ocorrência contra ele.

Nota enviada pela igreja:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições não compactuam com qualquer tipo de atos ou palavras, ainda que ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas.

Ao saber de uma frase e de um gesto de conotação nazista usados por um de seus pastores, a administração local da Igreja Adventista adotou as medidas pertinentes, em conformidade com seus regulamentos.

A denominação reforça seu amor ao próximo e seu relacionamento respeitoso com as comunidades judaicas ao redor do mundo, lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo ocorrido.

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Leste de Mato Grosso. Cuiabá, 23 de janeiro de 2023.

Com informações do G1