RELIGIÃO

Evangélicos brasileiros residentes no exterior se reúnem para discutir rumos do país

O 1o Fórum Internacional Evangélico (Fiel) ocorreu no último final de semana organizado por fieis de várias denominações que se dizem indignados com situação do Brasil

1o Fórum Internacional Evangélico (FIEL).Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

O 1o Fórum Internacional Evangélico (Fiel) aconteceu online nos últimos dias 1, 17 e 18 de setembro e reuniu fieis brasileiros residentes em diversos países que, indignados com a situação do país e os rumos que diversas Igrejas têm tomado na política, reuniram importantes personalidades para louvores e debates. Luteranos, presbiterianos, metodistas e neopentecostais dividiram, além da religiosidade, as preocupações com o futuro. Houve participantes de quatro continentes e diversas denominações.

“A ideia do evento nasceu da inquietude de brasileiros e brasileiras de várias denominações evangélicas residentes no exterior. Imigrantes que, apesar de estarem longe da terra natal, sentiram a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre os rumos que a Igreja no Brasil vem tomando nos últimos 5 anos”, diz a nota oficial do evento.

A abertura ocorreu na última sexta-feira (16) com intervenções dos pastores Nilson Gomes da Assembleia de Deus (SP) e Cláudio Carvalhaes, professor de liturgia do Union Theological Seminary, em Nova York. A apresentadora do Fiel se referiu a eles como as duas margens do "rio de água viva". O termo faz referência ao que disse Jesus segundo o evangelho de João (7:38): "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

“A aparente diferença entre os dois pastores retratou bem a variedade de denominações entre todos os participantes”, diz a nota oficial dos organizadores. Ainda explica que apesar dessas diferenças o clima foi de respeito e comunhão. “Todos pregaram o evangelho de Jesus Cristo bem diferente do que pregam os pastores bolsonaristas, inclusive foram taxativos em afirmar que aquele não é o verdadeiro evangelho”, conclui a nota.

Assista a seguir os debates de abertura do primeiro Fiel na íntegra

No sábado (17) a primeira pregação foi do alemão Silvio Meinche, um pastor luterano que deu uma aula sobre o Estado laico para os participantes. Além dele também falaram pela manhã Ariovaldo Ramos, presbítero da Comunidade Cristã Reformada do Brasil, Eliad Santos, pastora metodista em Roma (Itália) e Eliseu Pereira, pastor na Comunidade Liberta em Curitiba.

Após um descanso, as pregações da tarde foram feitas pela pastora Viviane Costa, da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, pela reverenda Kaká Omowalê, da igreja Metodista Episcopal africana (AME), pelo pastor Ronilso Pacheco, mestre em Religião e Sociedade em Nova York e pelo sacerdote Joabe Cavalcante, da Igreja Anglicana de Londres.

O primeiro Fiel encerrou-se no domingo (18) com um debate matinal que levou o teólogo e escritor Allen Dwight Callahan como figura principal. Callahan também é professor da Universidade Harvard, em Boston, nos EUA, .

Clique aqui e assista aos principais vídeos do 1o Fórum Internacional Evangélico