VÉIO DA HAVAN

VÍDEO: Luciano Hang estaciona ônibus irregularmente a noite toda e faz piada com multas

O empresário, em atitude vexatória, tentou jogar a culpa nos motoristas, na empresa de ônibus e no final para a prefeitura

Hang e o Patriota Bus.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en BRASIL el

O empresário Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan, estacionou na noite desta quarta-feira (6), um ônibus que estava sob sua responsabilidade, que ele chama de “Patriota Bus”, em local proibido, próximo a um hotel em Curitiba. O veículo foi multado pela Superintendência de Trânsito (Setran) e só não foi guinchado porque, de acordo com alegação dos agentes, a cidade não tem estrutura para tal.

Na manhã de quinta-feira, o ônibus, que é enorme, foi estacionado por um período de mais de uma hora, em frente ao hotel, para pegar Hang e seus funcionários.

O Patriota Bus estacionado em local proibido. Foto: Eduardo Matysiak

Ao ser abordado pelo jornalista e fotógrafo Eduardo Matysiak, Hang tentou jogar a responsabilidade para cima dos funcionários e da companhia de ônibus, alegando que o mesmo era fretado:

“Não é meu ônibus, é fretado”, afirmou e a seguir chamou o motorista. “Nós viemos visitar a cidade, os motoristas aqui colocaram o ônibus onde achavam que podiam, não é isso? Que o pessoal do hotel informou e eu vou pra casa levando um saco de multas. Agora é o seguinte, se a prefeitura ou as pessoas que trabalham forem pessoas honestas, eles vão lá avisar: ‘olha, não pode colocar o ônibus aqui’, mas sacam multa”.

Logo atrás de Hang se pode ver, no momento da entrevista, uma placa nacional de trânsito indicando que é proibido estacionar. No local é permitido apenas embarque e desembarque, no entanto o veículo ficou por lá por mais de uma hora e provocou vários transtornos no trânsito.

Patriota Bus

Apesar de tentar jogar a culpa na companhia de ônibus, o tal “Patriota Bus” é uma das várias peças de marketing usadas por Hang para se promover. Em uma simples busca no Google aparecem diversas menções ao ônibus envelopado com as cores nacionais relacionadas a ele. Até mesmo miniaturas do ônibus são vendidas pela internet.

A prefeitura de Curitiba afirmou através de nota:

Em resposta a uma solicitação de cidadão feita pelo Canal 156 de Atendimento ao Cidadão, no início da madrugada desta quinta-feira (7/4), agentes de trânsito constataram a infração de estacionamento irregular na Avenida Sete de Setembro, próximo ao número 4.646. Pela solicitação, o cidadão registrou que presenciou uma situação de eminente risco de colisão, pois o ônibus estava próximo a uma esquina, "sem deixar um recuo e tem grandes riscos de acidente".

O ônibus estava estacionado em desacordo com a regulamentação (vaga de curta duração), conforme sinalização no local. A infração de trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme artigo 181, XVII.

Os responsáveis pelo veículo compareceram até o local e informaram que fariam a retirada do ônibus. Por este motivo, não foi necessário acionar o serviço de guincho. O contrato da Prefeitura de Curitiba com a empresa prestadora de serviço prevê tipos diversos de guincho, inclusive caçamba, caminhão ou ônibus. Um exemplo do uso desse tipo de guincho foi utilizado e amplamente divulgado dias atrás, durante a retirada de um veículo que caiu na fonte da Praça do Japão.

Eduardo Matysiak, no entanto, reiterou que foi informado pelo agente que a prefeitura não tem equipamento para tirar um veículo desse porte do local. O agente disse que só poderia multar