O temporal que atingiu diversas cidades do estado do Rio de Janeiro entre quinta-feira (31) e sexta-feira (1º) causou fortes impactos sobre a cidade de Paraty, no litoral sul fluminense. Enchentes e deslizamentos afetaram a cidade e chegaram a provocar um desabamento que destruiu a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na estrada Rio-Santos, na BR-101. A rodovia foi interditada.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que o morro desce abaixo em razão das chuvas e soterra a sede da PRF. Além da construção, carros e a torre de comunicação da PRF foram destruídos pelo deslizamento de terra. Nenhuma vítima foi registrada.
Paraty entrou em estágio de emergência nesta sexta-feira (1) em razão dos estragos provocados pelas chuvas. Segundo a prefeitura, o pluviômetro no centro da cidade marcou 264 mm de chuvas enquanto o pluviômetro do bairro de Laranjeiras marcou 340 mm. O maior volume de chuva, segundo a Defesa Civil, ocorreu em um período de 40 minutos, entre 19h e 19h40 de ontem.
A Prefeitura afirma que há 23 famílias desabrigadas que foram recebidas em uma escola municipal. A cidade está recolhendo doações, em especial de água potável.
Confira vídeos que mostram o resultado do deslizamento na sede da PRF e os alagamentos em Paraty: