EXTREMA DIREITA

Ameaça de morte impede palestra presencial do escritor Jeferson Tenório em escola da BA

Vencedor do Prêmio Jabuti, autor de “O Avesso da Pele”, que aborda o racismo, teve que participar de evento de forma remota. Ele já tinha sido ameaçado por conta seus artigos em jornal do RS

Escritor Jeferson Tenório (Divulgação).
Escrito en BRASIL el

O escritor Jeferson Tenório, autor do premiado romance “O Avesso da Pele”, que já rendeu-lhe um Prêmio Jabuti, precisou desistir de uma palestra presencial num colégio de alto padrão de Salvador (BA), o Land School, após receber ameaças de morte via internet.

As mensagens ameaçadoras chegaram dia 16 de março, pelo Instagram. Um perfil identificado apenas como @estudante_anonimo123 disse de forma bem direta que o autor teria “o CPF cancelado” se aparecesse na instituição de ensino para falar de sua obra, que também foi duramente criticada por seu teor de denúncia do racismo. Tenório vivem em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Eu prefiro fzr 10 horas de aula de matemática do q ter que ouvir essa militância... Eh mlhr vc meter o pé e sair do país. Se nn vc tá fudido irmão”, escreveu o criminoso.

 A palestra aconteceu na segunda-feira (21), com Tenório aparecendo num telão, por meio da internet, já que a sua editora, a Companhia das Letras, e o Land School não puderam garantir a segurança do escritor. Um boletim de ocorrência na Delegacia Virtual da Bahia foi lavrado e a agora a Polícia Civil tenta identificar quem escreveu as mensagens.

Mas para quem pensa que a intimidação parou por aí, se engana. Um dia depois da palestra online, mais mensagens com ameaças chegaram ao Instagram de Tenório, por parte de um perfil que se identifica agora integrante de uma torcida do Esporte Clube Bahia, registrado com @baheanaveia. Os textos diziam que “era melhor sair do país” e que a torcida organizada Bamor iria “bater em sua porta”, alegando que o romance “O Avesso da Pele” era composto “por um bando de putaria”.

Em 2021, por escrever em sua coluna no jornal gaúcho Zero Hora sobre o ex-presidente Lula e o falecido educador Paulo Freire, Tenório já tinha recebido mensagens com ameaças contra a sua vida.