A derrota do Palmeiras para o Chelsea, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes da FIFA, ocorrida na tarde deste sábado (12), provocou uma grande confusão entre os torcedores que acompanhavam a partida do lado de fora do estádio Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo. Um motoboy de 42 anos, identificado como Dante Luiz, foi baleado no peito e morreu após ser socorrido e levado ao Hospital das Clínicas.
A briga generalizada, transmitida ao vivo por programas policiais na TV e na internet, começou na rua Palestra Itália, onde fica a sede do clube alviverde, e segundo informações da Band teria resultado em pelo menos 15 pessoas feridas, que foram atendidas por unidades do Resgate, do Corpo de Bombeiros, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU).
O episódio que resultou na morte do torcedor a tiros ocorreu nesta mesma rua e o suspeito de ser o autor dos disparos já foi identificado. Trata-se de José Ribeiro Apóstolo Jr, que segundo o programa Brasil Urgente, da Band, apresentado por José Luiz Datena, seria um agente de segurança penitenciária. A Polícia Civil informou que ainda não sabe a motivação para o crime e se os envolvidos já se conheciam.
Um segundo torcedor envolvido na confusão foi preso pela Polícia Militar também, que precisou agir com unidades de choque e com o Regimento de Cavalaria 9 de Julho. Ele tentou atropelar os PMs com um carro, mas foi dominado e levado para a delegacia.
O Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo emitiu um comunicado alegando que seus agentes precisaram agir com força por conta da violência empregada por muitos vândalos que estavam em meio à multidão, e que o fez para restabelecer a ordem na região e preservar a vida dos cidadãos que lá se encontravam.