PRESÉPIO DE NATAL

Menino Jesus é furtado em plena véspera de natal; crime não é inédito

Outros 10 itens também foram subtraídos, veja onde estava a imagem e conheça outros casos parecidos

Créditos: Pixabay
Escrito en BRASIL el

A manhã deste sábado (24) foi marcada pela constatação do furto de 10 imagens de um presépio na cidade de Juiz de Fora (MG), incluindo a do menino Jesus. Em plena véspera de natal, as representações de toda a sagrada família foram subtraídas de uma igreja do bairro Cruzeiro de Santo Antônio. A situação irritou membros da paróquia, que fizeram uma postagem na conta do Instagram institucional do templo.

"Primeira notícia desse natal: infelizmente, nessa madrugada, nosso presépio foi furtado. As imagens que estavam montadas no muro foram levadas. Um total de 10 imagens", diz a mensagem. Por enquanto não há informações sobre a existência de suspeitos e as peças ainda não foram recuperadas.

Imagem: Reprodução / Instagram

Prática não é inédita

Embora inusitada, aparentemente esta não é uma pratica tão incomum. Um caso parecido aconteceu em 2020, quando a imagem do Cristo menino foi furtada do presépio natalino de Jequié (BA). Além de Jesus, os criminosos também levaram o gerador de energia que auxiliava a iluminação das árvores na praça Rui Barbosa. Em uma ação bastante rápida, a polícia militar conseguiu recuperar no mesmo dia os objetos subtraídos e Jesus voltou a sua manjedoura.

Em 2019, foi a vez de Santana do Paraíso (MG). A imagem do menino Jesus e a de um anjo foram retiradas de um presépio armado na praça da cidade. Montado em frente à Igreja Matriz do município, neste caso houve registro pelas câmeras de segurança da Polícia Militar, que flagraram duas mulheres suspeitas de terem executado o furto. Uma delas, de 20 anos, foi presa e o anjo foi recuperado de sua casa. A outra mulher, de 34 anos, não foi localizada, mas o menino Jesus também foi encontrado em sua residência e devolvido à paróquia.

Não é só no Brasil

Em 2017 o mesmo presépio perdeu duas imagens do menino Jesus em uma cidade italiana chamada Viareggio. Após o roubo de uma imagem, apareceu na manjedoura uma nova, de um Jesus negro, o que inclusive gerou polêmica. A vereadora Elisa Montemagni, do partido ultranacionalista Liga Norte, disse que a "tradição teve de ceder espaço à instrumentalização", após o bebê negro ter sido colocado no presépio. 

O prefeito da cidade, Giorgio Del Ghingaro, fez uma publicação no Facebook na ocasião. "Desde que alguém tirou o menino Jesus branco, uma boa alma trouxe um negro para ver se também o roubam. Talvez um ladrão arrependido, ou um cidadão não convencional que viu a manjedoura vazia. Nunca vamos saber, acontecem coisas estranhas no Natal", escreveu no dia 26 de dezembro. No dia seguinte a nova imagem também já havia sido subtraída do presépio.

Os Estados Unidos também registram uma história de furto da imagem sagrada, em plena luz do dia. Dessa vez a imagem do menino estava no presépio da Igreja Católica St. Lucy, em Highland Beach (Estados Unidos). Após vários dias de busca, a imagem apareceu abandonada em outra igreja, com uma nota que pedia para devolvê-la ao local de onde havia sido tirada.