"Minha solidariedade e meus sentimentos para as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia". Com esta mensagem postada em suas redes sociais o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou solidariedade nesta sexta (02) às vítimas das enchentes que atingem os seis estados. O desmoronamento de estradas e alagamento de cidades inteiras tornam a situação mais crítica no Paraná e em Santa Catarina.
Além de deixar a mensagem às famílias das vítimas, Lula também defendeu investimentos. "Precisamos retomar verbas para prevenção de desastres naturais e defesa civil. E enfrentarmos juntos as catástrofes e a mudanças climáticas", escreveu em sua conta no Twitter. O atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), não se pronunciou sobre as tragédias.
Te podría interesar
Deslizamento
O caso que chamou a atenção do país nesta semana foi o deslizamento de uma encosta que destruiu parte da BR-376, soterrando carros e caminhões em Guaratuba (PR). Já há duas mortes registradas, mas as equipes de busca só conseguiram ter acesso à área onde os veículos estão soterrados após 50 horas de busca, conforme informações do Correio Braziliense. Estima-se que haja dezenas de desaparecidos no cenário do desastre. Ao menos sete rodovias em três estados estão parcial ou integralmente interditadas de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nos demais estados o principal drama são as enchentes. Santa Catarina já contabiliza 460 desabrigados e 220 desalojados nos diversos municípios afetados. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), decretou situação de emergência e suspendeu as aulas na rede municipal de ensino. "Percorremos a cidade durante a madrugada e estamos aproveitando a claridade agora para avaliar melhor os impactos. Foco hoje é assegurar vidas!", postou em sua conta no Twitter. Também pelas redes sociais o governador do estado, Carlos Moisés (Republicanos) se manifestou, apresentando a lista de municípios com alerta máximo.
Te podría interesar
Mortos e feridos
Em Carapebus (RJ), município localizado a cerca de 215 km da capital do estado, um raio atingiu um idoso, que não resistiu. Os temporais deixaram outras cinco pessoas feridas na cidade, que, completamente alagada, está em estado de calamidade pública. Cidade vizinha, Conceição de Macabu registrou ao menos 5 pontos de alagamento na última quarta (30), resultando em deslizamentos. Uma idosa morreu soterrada e sua filha, que também foi atingida pelo desastre, foi resgatada e segue internada em estado grave. As aulas também estão suspensas nos dois municípios.
Ao menos 37 cidades baianas também sofrem com as chuvas, sendo que 9 decretaram situação de emergência, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Há registros de mortes, desabrigados e desalojados ainda no estado do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Mais chuva
Segundo o Climatempo, a previsão para as próximas horas continua sendo de chuvas intensas na Bahia e no Espírito Santo. Em Minas Gerais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu será nublado com pancadas de chuvas em todas a regiões. Poderá chover forte no Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri.
Na região fluminense de Carapebus e Conceição de Macabu a previsão é de chuva nesta sexta (2) e no sábado (3), mas no domingo o tempo deve firmar. Em Guaratuba (PR) deve chover nesta sexta à tarde e à noite, há previsão de tempestade no sábado e a chuva continua no domingo. Em Florianópolis (SC) também há previsão de chuvas para todo o final de semana.