Samuel Marcaccini Ribeiro, um jovem médico recém-formado, de 24 anos, morreu no início da noite de sexta-feira (9), na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, após cair do terceiro andar de um prédio residencial. Ele estava com amigos assistindo ao jogo do Brasil contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionada ao local para atender uma ocorrência de queda acidental, recebendo depois auxílio de uma unidade do Resgate do Corpo de Bombeiros. Marcaccini foi encaminhado, após uma parada cardiorrespiratória, ao Hospital de Clínicas Samuel Libâneo, mas minutos depois não resistiu aos ferimentos e morreu.
As versões para a queda, ocorrida logo após a derrota e eliminação da seleção brasileira no Mundial de futebol, são conflitantes. Algumas testemunhas disseram aos policiais que o médico, formado havia só 15 dias, apenas se apoiou no parapeito do terraço, tendo se desequilibrado e caído, enquanto outros afirmam que ele teria subido no local, de forma periclitante, e tentado tirar uma selfie que registrasse uma imagem ousada, o que teria resultado no trágico acidente.