TRANSIÇÃO

Lula se reúne com grupo técnico de Saúde antes da estreia do Brasil na Copa

Lula participou na manhã desta quinta (24) de reunião com especialista de saúde, a partir de sua residência, em São Paulo

Participação remota.A partir de sua casa, em São Paulo, Lula participou na manhã desta quinta (24) de reunição do GT de Saúde do governo de transição.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Os Grupos Técnicos (GTs) do governo de transição seguem a todo vapor, contando com a contribuição de centenas de colaboradores. Mas o GT de Saúde teve uma participação especial na manhã desta quinta (24), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva participou da conversa.

Submetido no último domingo (20) a uma laringoscopia, Lula segue em sua residência, em São Paulo, e participou de forma remota da reunião, aproveitando as últimas horas de trabalho antes do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, em uma partida contra a Sérvia, com início às 16h.

Cinco ex-ministros da Saúde participam do GT. (Foto: Divulgação).

Time de peso

Lula falou a representantes de diversas entidades e instituições reunidos na sede da FioCruz em Brasília, incluindo cinco ex-ministros da Saúde – o senador Humberto Costa, o deputado federal Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor. O presidente eleito repetiu o que vem dizendo sobre áreas que considera prioritárias, disse que saúde, no seu governo, jamais será vista como gasto, mas como investimento.

Ressaltou ainda que, para melhorar a qualidade do SUS, é preciso investir significativamente em inovação e soluções criativas e, de maneira emergencial, resolver gargalos do sistema em favor de um melhor atendimento à população, como a questão da lista de espera para atendimento especializado. Lula também fez questão de destacar que não faltarão recursos para recuperar a área no país, especialmente para políticas como o Programa Nacional de Imunização, desestruturado na gestão Bolsonaro.

Após o jogo o trabalho continua. No início da noite, o GT Saúde segue com o roteiro de reuniões, em uma agenda, às 19h, na sede da OPAS, com prestadores de serviços do SUS.

Primeiro gol

É a primeira vez que Lula participa de uma reunião do grupo. O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha registrou o fato em sua conta no Twitter:

Imagem: Reprodução / Twitter

“O Brasil nem jogou mas o 1º gol tá feito! O grupo de transição da saúde está reunido com @LulaOficial e com os maiores pesquisadores do país na @fiocruz. Estamos discutindo a situação da vacinação. Preparem o braço, o Zé Gotinha tá voltando e tá trazendo a ciência de volta!”, diz a postagem.

Participação social

Os GTs têm tido agenda agitada, incorporando novos integrantes, produzindo relatórios, reunindo-se em subgrupos e apresentando indicação de prioridades do governo eleito. Algumas inciativas procuram inclusive envolver setores da sociedade para ouvir pontos de vista e enriquecer relatórios, como é o caso do GT de Justiça e Segurança Pública, que se reuniu nesta quarta (23) com comandantes e representantes das polícias militares de 23 Estados e do Distrito Federal.  

No campo da Ciência e Tecnologia, um dos coordenadores do GT, o professor e pesqusiador Ildeu de Castro Moreira, também reuniu mais de 100 representantes da comunidade científica em uma reunião pelo zoom na manhã desta quinta (24) para debater Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.