A Polícia Federal anunciou, na noite desta sexta-feira (18), que a emissão de passaportes está suspensa por tempo indeterminado. Segundo o órgão, a suspensão se dá por conta da falta de orçamento por parte do governo Bolsonaro.
"A PF informa que está suspensa a confecção de novos passaportes a partir deste sábado (19). A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem", diz comunicado.
Te podría interesar
O problema surge justamente na época do ano de mais alta procura por emissão de passaportes, dada a proximidade com o verão, as festas de fim de ano e as férias escolares. Além disso, vem no momento em que bolsonaristas, após a vitória de Lula (PT) nas eleições, têm feito aumentar a busca por assessorias de imigração e vistos.
"O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária", anunciou ainda a Polícia Federal.