Ex-Secretário Nacional da Juventude lança podcast que debate Educação no Brasil

Primeiro episódio de “A Escola Tá ON”, com Gabriel Medina, que estreou nesta quarta-feira (26), contou com participação do psicólogo Christian Dünker

Gabriel Medina - A Escola tá ON. Foto: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O educador e psicólogo Gabriel Medina, ex-Secretário Nacional da Juventude (2015-2016), lançou nesta quarta-feira (26), seu novo podcast “A Escola Tá ON”. O objetivo é debater com especialistas e profissionais da área os novos rumos da educação no Brasil e suas implicações regionais, observando as principais problemáticas para educadores, as diversas nuances das juventudes no presente e o desejo de transformação no Sistema Educacional.

Para o primeiro episódio, Gabriel convidou o psicólogo e youtuber Christian Dünker para debater os desafios relacionados à saúde mental e socioemocional neste delicado período pandêmico, e como este cenário impactou e dramatizou a educação de milhões de jovens.

O idealizador do projeto, que ainda apresenta o podcast, convidou também Bruno Diniz, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); além dos professores Sheila Jacob, do Rio de Janeiro; Helaine Souza, de Salvador; e Manoel Moreira, de Fortaleza; que trouxeram relatos e qualificaram ainda mais o debate, que incluiu tópicos sobre como os “psicólogos se distanciaram da escola, mas a psiquiatria não” e como a medicalização de crianças contribui para a desautorização de professores.

Podcast disponível

A Escola Tá ON, além de estar disponível em todas as plataformas de streaming e principais tocadores de podcast, também poderá ser baixado pelo público através do site http://www.medinagabriel.com.br/.

De acordo com Gabriel Medina, também é livre o uso do programa como material didático em atividades educacionais populares, assim como conteúdo de suporte em escolas comunitárias. “O objetivo do podcast é levar esses debates a cada vez mais pessoas e despertar o ímpeto transformador que existe nas escolas e em quem as ocupa. Queremos que esse trabalho seja um alicerce eficaz para a potência que existe nas juventudes e nos educadores”, explica o criador do projeto.