Morre Roberto Stuckert, mestre do fotojornalismo brasileiro

Stukão, como era conhecido, é de uma família de profissionais da fotografia e pai de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do ex-presidente Lula

Roberto Stuckert - Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en BRASIL el

Roberto Stuckert, um dos principais repórteres-fotográficos do país, morreu nesta segunda-feira (23), aos 78 anos. Mais conhecido como Stukão, ele trabalhou em inúmeros veículos de comunicação, como Manchete, Jornal Diário Carioca, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília e Associated Press. Stuckert foi vítima de uma insuficiência cardíaca, o que provocou um infarto fulminante

Roberto é de uma família de 33 fotógrafos e pai de Ricardo Stuckert, o Stukinha, fotógrafo oficial do ex-presidente Lula, e de Roberto Stuckert Filho, o Stuka.

“Hoje meu pai partiu. Ele sempre foi esta pessoa, feliz, alegre, com um sorriso no rosto e um contador de histórias. Desde pequeno, eu sempre fui encantado por ele. Admirava o profissionalismo, a dedicação, a devoção à família. E foi com ele que aprendi a fotografar. Um dos primeiros presentes que ganhei dele, ainda criança, foi uma máquina fotográfica. Ele me entregou e disse ‘Rico, aqui tem a minha vida e você vai aprender a olhar o mundo por este visor’”, disse Ricardo, nas redes sociais.

“Depois, com a máquina na mão, ele falou que iria me levar ao laboratório de fotografia para aprender a revelar filmes. Quando entrei naquela sala toda escura e vi a imagem surgindo do filme, perguntei pra ele: ‘Pai, isso é mágica?’. Ele sorriu e disse “Sim, é como se fosse’”, acrescentou.

“Eu cresci acreditando nisso. Que a fotografia é mágica, que mostra um mundo que as pessoas não conhecem, que revela sentimentos, que traz histórias. A fotografia é a memória, é a lembrança. E agora, vendo esta foto (foto do pai), me deu uma saudade imensa de ter você aqui, mas também tive um sentimento de imensa gratidão por ter tido um pai como você, pelos meus filhos terem convivido com um avô maravilhoso como você foi. Eu tive de você tudo que um filho mais precisa: amor e afeto. Obrigado, pai!”, completou Ricardo.

Não vai ser fácil

A irmã de Stukão, Roberta, também escreveu uma mensagem: “Oh meu irmão, continuar a vida sem seu sorriso, suas brincadeiras, não vai ser fácil. Vai na luz, que você tem de sobra, vai lá animar o céu, fazer graça porque aqui tá muito difícil e agora aqui está muito sem graça sem sua presença”.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar