Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento exato em que manifestantes chegam à estátua do bandeirante Borba Gato, no distrito de Santo Amaro, na capital paulista, e ateiam fogo no monumento. Eles fecharam também a via que circunda o local.
Os participantes do ato aparecem com um pequeno caminhão, que carregava os pneus que foram colocados ao redor e em cima da estátua, para depois serem incendiados, provocando grandes labaredas e uma densa fumaça preta que envolveu toda a imagem do bandeirante.
O grupo, formado por jovens, se identifica como “Revolução Periférica” e assumiu oficialmente a autoria do incêndio em suas redes sociais. Aos críticos da ação, os membros da organização aconselharam uma busca na internet para descobrirem quem de fato foi o homenageado na escultura.
O homem que dirigia o caminhão foi identificado e preso pela polícia na manhã deste domingo. Ele foi encaminhado ao 11° Distrito Policial da capital, também em Santo Amaro, para prestar depoimentos. O veículo foi localizado, com a placa adulterada, no município vizinho de Ferraz de Vasconcelos.