Foi concluída neste domingo (11) a vacinação em massa do Projeto S, na cidade de Serrana (SP). Ao todo, 27.160 dos cerca de 45 mil habitantes da cidade foram vacinados com a segunda dose da Coronavac. O projeto se propôs a vacinar toda a população adulta do município.
Deste total, apenas um morreu, pois havia contraído a doença antes da segunda dose. Isso indica um índice de mortalidade pela pandemia em vacinados de 0,004%.
Serrana foi escolhida para o projeto porque contava com alto número de contaminados. Além disso, a cidade tinha grande circulação de pessoas que trabalhavam em Ribeirão Preto.
A cidade está há 13 dias sem nenhum novo caso de intubação em decorrência da Covid, de acordo com autoridades municipais de Saúde. O último procedimento foi feito em 29 de março, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando o paciente em questão foi encaminhado para UTI do Hospital Estadual de Serrana.
A partir de agora, os pesquisadores do Projeto S vão avaliar o impacto da vacinação em massa nos casos de internação, na mortalidade e na transmissão do novo coronavírus em Serrana.
Os resultados do estudo só começarão a ser divulgados a partir de maio pelo Instituto Butantan.