O governo do Rio de Janeiro contratou, em março, uma campanha publicitária para incentivar a vacinação contra a Covid-19. Uma das imagens da ação publicitária, que vem sendo estampada em totens de paradas de ônibus, chamou a atenção da população: nela, o modelo aparece usando uma máscara de proteção modelo PFF2 de cabeça para baixo.
Na foto é possível perceber que a haste metálica interna da máscara, que serve para ajustá-la ao nariz, está no queixo do modelo.
"A máscara nesta propaganda parece... de cabeça pra baixo???? É sério isso?", questionou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). E não foi somente ela. Centenas de internautas têm repercutido a gafe.
Um detalhe importante e que merece destaque é que a campanha em questão, batizada de "O Rio abraça a vacina. O Rio abraça a vida", custou R$ 13 milhões, que foram retirados do Fundo Estadual de Saúde, conforme mostra reportagem do jornalista Rubem Berta.
Após repercussão do erro, a secretaria estadual de Saúde do RJ pediu desculpas através das redes sociais.
"A @saudegovrj agradece a observação de vocês. Nós, profissionais da Comunicação da @saudegovrj e da Publicidade do @govrj, pedimos desculpas por não termos percebido esse equívoco no uso da máscara", afirmou a pasta.
"Nosso maior intuito nesta campanha é incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. As peças da primeira fase da campanha já foram recolhidas em 09.04, uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira", completou.
Confira, abaixo, parte da repercussão.