Um protesto de movimentos antivacina terminou numa briga generalizada na tarde desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeira (Alerj). Os radicais bolsonaristas tentaram invadir o prédio do Legislativo fluminense depois que um Projeto de Lei que proibia a exigência de passaporte sanitário para os moradores do estado foi retirado da pauta pela mesa diretora da casa.
Nas imagens divulgadas pelas redes sociais, é possível ver um grupo numeroso de negacionistas forçando a entrada no local e sendo impedido à força por seguranças de paletó. Após romperem o cordão de isolamento, uma briga generalizada se instala no órgão público e os guardas precisaram agir com violência para conter a fúria dos extremistas.
Horas antes da invasão e da briga, os manifestantes que se negam a receber os imunizantes contra a Covid-19 já faziam um barulhento protesto na porta da Alerj. Eles compareceram ao local para acompanhar a votação do PL de autoria dos deputados Filipe Soares (DEM) e Márcio Gualberto (PSL) que prevê “a proibição de discriminação dos cidadãos não vacinados”. A coisa saiu do controle quando a retirada da pauta do PL foi anunciada.
Outros projetos ligados à agenda negacionista também estavam previstos para a sessão desta quarta, como o PL que determina a liberação de máscaras em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamentos e condicionamento físico e em pistas de patinação, de autoria do deputado Átila Nunes (MDB).
Veja o vídeo: