Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, comandando o que seria uma “gincana” com servidores do banco público, num evento grandioso, no qual os participantes aparecem vestidos com uma camiseta padrão da instituição.
Nas imagens, Guimarães incentiva e constrange os bancários para que façam flexões de braço e até piruetas, para uma plateia que ri e se diverte com a cena. Uma das funcionárias públicas parece sorrir de nervoso quando insistentemente recebe ordens para que faça um movimento acrobático conhecido como “estrela”. Após a desistência da mulher, um servidor é quem passa a ser instigado a realizar o salto.
Internautas consideraram as cenas humilhantes e constrangedoras, uma vez que os pedidos insistentes para participação na “brincadeira” nada têm a ver com as funções exigidas desses trabalhadores, que prestam concurso e são admitidos para realizar funções bancárias.
Fenae reagiu com indignação
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) recebeu, com indignação, dois vídeos que mostram empregados do banco sendo submetidos pelo próprio presidente da estatal, Pedro Guimarães, a situações no mínimo constrangedoras. A Fenae repudia qualquer situação que cause desconforto a qualquer pessoa ou trabalhador e solicitará formalmente à direção da Caixa explicações sobre os fatos expostos nos referidos vídeos.
As cenas às quais a Fenae teve acesso mostram empregados da empresa sendo submetidos a exercícios de flexão e outras manobras físicas sem qualquer relação com a atividade bancária. Os fatos ocorreram durante o evento “Nação Caixa 2021”, iniciado nesta terça-feira (14), em Atibaia (SP). O encontro é direcionado a gestores da Caixa para apresentação de resultados e definição de metas.