Caso Flordelis: morre o pai do pastor Anderson

Em agosto de 2020, a então deputada e mais dez pessoas foram denunciadas pelo assassinato do religioso, em 2019

A ex-deputada Flordelis - Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilCréditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Morreu neste sábado (11), aos 81 anos, o pai do pastor Anderson do Carmo, Jorge de Souza, após sofrer um enfarte fulminante.

Atualmente, Jorge Souza atuava como assistente de acusação, onde auxiliava o Ministério Público nos processos nos quais a ex-deputada Flordelis dos Santos, seus filhos e uma neta são réus.

Paulista, o pai do pastor esteve no Rio de Janeiro no último dia 23 para acompanhar o julgamento de dois filhos de Flordelis.

Segundo informações do jornal Extra, a morte de Jorge foi confirmada por seu advogado, Ângelo Máximo.

Além disso, Jorge é o terceiro membro da família que morre após o assassinato do pastor Anderson.

Antes de Jorge, faleceu a mãe do pastor, Maria Edna do Carmo e sua filha, Michelle. Ambas morreram de causas naturais.

Após perder mandato e ser presa, Flordelis é expulsa do PSD

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, que está presa desde o dia 13 de agosto, foi expulsa do Partido Social Democrático, o PSD. A decisão foi tomada pela Executiva Nacional da legenda.

Flordelis teve o mandato cassado pelo plenário da Câmara Federal, no dia 11 de agosto.

Ela foi acusada pelo relator Alexandre Leite (DEM-SP) de usar do prestígio de parlamentar para atrapalhar investigações a respeito do assassinato do pastor Anderson do Carmo, seu marido, além de induzir o filho a assumir o crime.

Júri popular

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) defendeu, nesta segunda (23), que a ex-deputada e outros réus acusados do assassinato do pastor sejam levados a júri popular.

Os advogados de defesa de Flordelis tinham ingressado com recurso contra a decisão do Tribunal do Júri, que determinou que o caso fosse a júri popular. Porém, o MP-RJ deu parecer contrário ao recurso.

Filhos de Flordelis são condenados pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo

Acabou na madrugada desta do último dia 24, o julgamento de dois dos filhos da ex-deputada Flordelis. Eles foram condenados por envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis, acusado pelo Ministério Público de ter atirado no padrasto, foi condenado a 33 anos e dois meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma, uso de documento ilegal e associação criminosa armada.

Já Lucas Cézar dos Santos Souza, filho adotivo da ex-deputada, apontado por comprar a arma do crime, foi condenado a sete anos e meio por homicídio triplamente qualificado. Sua pena foi reduzida por ter colaborado com as investigações.

Foram 15 horas de julgamento, presidido pela juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói. A sessão começou na tarde desta terça-feira (23), e a sentença foi proferida por volta das 5h45 desta quarta (24).

O assassinato

Em agosto de 2020, a então deputada e mais dez pessoas foram denunciadas pelo assassinato de Anderson, em 2019. À época, Flordelis não teve prisão pedida por ter imunidade parlamentar.

Ela foi denunciada por arquitetar o homicídio, convencendo o acusado de ser o executor direto do crime (seu filho Flávio dos Santos Rodrigues) e os demais acusados a participarem do assassinato sob a simulação de ter acontecido um latrocínio.