Lula se solidariza com vereadora ofendida em Campinas: “Racismo é uma praga”

Em sessão na Câmara da cidade paulista, um grupo de negacionistas, comandado pelo vereador bolsonarista Nelson Hossri, chamou Paolla Miguel de “preta lixo” e gritou “vacina mata”

A vereadora Paolla Miguel - Foto: Câmara de Campinas
Escrito en BRASIL el

O ex-presidente Lula usou sua conta no Twitter, nesta terça-feira (9), para defender e se solidarizar com a vereadora Paolla Miguel (PT). Ela foi ofendida, durante sessão na Câmara de Campinas (SP) por um grupo de negacionistas, comandado pelo vereador bolsonarista Nelson Hossri (PSD).

Ela foi chamada de “preta lixo”. Além disso, o grupo também fez coro de “vacina mata”.

“Companheira Paolla Miguel, meu abraço, carinho e solidariedade, contra o preconceito e as ofensas feitas ontem na Câmara de Campinas. O racismo é uma praga, uma herança escravocrata que tem que ser eliminada da nossa sociedade”, postou Lula.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1458092673101873158

O vereador Gustavo Petta (PCdoB), que está no seu terceiro mandato, disse que nunca viu algo parecido na Câmara de Campinas.

“Nós ouvimos pessoas que estão aqui neste plenário gritando 'preta lixo'. Nós ouvimos e nós vamos pegar as gravações, nós vamos atrás, porque esse tipo de manifestação é crime no nosso país. Racismo é crime”, afirmou o vereador. “Esse tipo de gente que grita 'a vacina mata' no meio de uma pandemia, no meio de uma situação de tragédia humanitária que nós estamos vivendo, exatamente porque o cara que está lá no Palácio do Planalto não comprou vacina no momento certo e levou a milhares de mortes no nosso país”, prosseguiu.

Petta disse ainda que “nós não podemos admitir, e eu tenho coragem de vir aqui nessa tribuna e olhar no olho de cada um, porque vocês estão sofrendo um surto coletivo. Vocês estão sofrendo de uma situação que muitas vezes me gera até piedade, mas não posso ter piedade, porque é fascismo. E fascismo a gente tem que combater em todos os momentos. Vocês são capazes de tudo”.

https://twitter.com/VaiPaolla/status/1458058377041428480
https://twitter.com/VaiPaolla/status/1458079212745658395

Inconformado, bolsonarista parte para agressão

O vereador bolsonarista Nelson Hossri (PSD), que levou o grupo para apoiar seu projeto que proíbe o município de exigir passaporte de vacina em eventos, partiu para cima de Gustavo Petta logo após o seu discurso.

Vereadores que estavam na sessão afirmaram que Petta não reagiu e sequer percebeu que seria atacado por Nelson.