Menino de 8 anos entra no clube mundial de gênios: ele toca sete instrumentos e instala sistemas em computadores

“O córtex dele é mais desenvolvido. Os neurônios são maiores e consequentemente as sinapses são mais duradouras, em comparação com pessoas comuns”, diz um neurocientista

Foto: Instagram
Escrito en BRASIL el

O menino Gustavo Saldanha, de 8 anos, se tornou, nesta semana, o brasileiro mais jovem a fazer parte da Mensa International, conhecida popularmente como um ‘clube para gênios’. A entidade é uma sociedade internacional de pessoas com alto quociente de inteligência (QI).

Gustavo toca sete instrumentos musicais, instala sistemas operacionais em computadores e apresenta um QI de 140.

Uma de suas proezas foi ter alcançado 99% de acertos no WAIS III, uma das avaliações de inteligência mais conceituadas do mundo. Para ingressar na Mensa, o candidato precisa acertar pelo menos 98% do exame, que tem duração de 5 dias.

Fabiano de Abreu, que é neurocientista e membro do “clube de gênios”, explicou à CNN, nesta quarta-feira (3), os motivos científicos que fazem de Gustavo um menino prodígio.

“O córtex dele é mais desenvolvido. Os neurônios são maiores e consequentemente as sinapses são mais duradouras, em comparação com pessoas comuns. Indivíduos que apresentam essas características cerebrais conseguem, por exemplo, memorizar mais facilmente as coisas. Além de ter uma personalidade mais curiosa, sempre tentando entender a origem de tudo”, disse.

De acordo com Luciane Saldanha de Castro, sua mãe, em entrevista ao Correio Braziliense, o primeiro interesse de Gustavo apareceu assim que ele começou a falar: a música. Para uma apresentação de Dia das Mães na escola onde estudava, o menino precisou aprender cinco canções dos Beatles. “Embora não percebêssemos, ele já demonstrava uma das características que hoje, para nós, é um traço marcante com relação à superdotação. Ele se dedicou ao tema de tal forma que, em pouco tempo, já sabia cantar mais de 50 músicas dos Beatles”, contou Luciane Saldanha ao Correio. Gustavo tinha apenas cinco anos na época.

Ela diz ainda que “ele não se distraía fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros. Ele é capaz de tocar guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria, teclado e outros instrumentos, além de cantar e já ter 4 músicas autorais”.

Gustavo Saldanha está no ensino fundamental em uma escola particular em São Paulo, mas já recebeu uma proposta de bolsa de estudo em uma universidade nos Estados Unidos.