O primeiro caso de reinfecção do coronavírus no Brasil com a mutação encontrada na África do Sul foi detectado pelo Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador (BA).
A paciente, que não tem registro de comorbidades, é uma mulher de 45 anos, moradora da cidade. A descoberta já foi comunicada às autoridades.
O primeiro episódio da Covid-19 na paciente foi em 20 de maio de 2020, e o segundo em 26 de outubro. Segundo o IDOR, na reinfecção ela teve sintomas mais severos.
De acordo com informações, os dois diagnósticos foram confirmados a partir de testes RT-PCR, que são considerados padrão ouro em referência. Quatro semanas após o segundo episódio, a paciente passou por um teste de IGg com confirmação de anticorpos.
Primeira reinfecção em dezembro
Em dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) do país.
As amostras, coletadas de uma profissional da saúde residente em Natal e que trabalha em ambos os estados, foram analisadas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e como referência para a Organização Mundial da Saúde em Covid-19 nas Américas.
De acordo com a Fundação, este é considerado o primeiro caso confirmado de reinfecção do país, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, de acordo com a Nota Técnica nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que estabelece orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil.
Leia a reportagem completa no G1