Paciente com down que aparece em foto que viralizou nas redes morre por falta de UTI no Amazonas

A família de Emerson Júnior havia conseguido transferência para Manaus após cinco dias de apelos, mas ele faleceu antes disso

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Emerson Júnior, fotografado no último domingo abraçado a um enfermeiro que buscava garantir-lhe oxigênio, morreu nesta quinta-feira (28) por complicações da Covid-19 em Manacapuru (AM). Emerson tinha Síndrome de Down e aguardava transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Manaus.

Segundo informações do jornalista Carlos Madeiro, no Portal Uol, Emerson ficou 9 dias internado e estava prestes a ser levado para Manaus. No entanto, ele não resistiu e morreu nesta manhã. Segundo a reportagem, o hospital de campanha de Caapiranga, onde estava internado o paciente, havia solicitado um leito de UTI há 5 dias.

A família de Emerson havia informado à jornalista Eliana Nascimento, do G1, na terça-feira (26) que já havia conseguido transferência para o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, o que acabou não ocorrendo a tempo.

No último final de semana ganhou grande repercussão uma foto de um enfermeiro, Raimundo Nogueira Matos, abraçado com Emerson com o objetivo de mantê-lo com uma máscara de oxigênio. Segundo a irmã do paciente, Eliane, ele estaria com medo de usar a máscara e o profissional de saúde o tranquilizou.

Ao Uol, o enfermeiro demonstrou ter ficado emocionado com a morte do paciente. "Fiquei muito triste, chorei muito", contou.

Com informações do Uol e do G1