Emerson Júnior, fotografado no último domingo abraçado a um enfermeiro que buscava garantir-lhe oxigênio, morreu nesta quinta-feira (28) por complicações da Covid-19 em Manacapuru (AM). Emerson tinha Síndrome de Down e aguardava transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Manaus.
Segundo informações do jornalista Carlos Madeiro, no Portal Uol, Emerson ficou 9 dias internado e estava prestes a ser levado para Manaus. No entanto, ele não resistiu e morreu nesta manhã. Segundo a reportagem, o hospital de campanha de Caapiranga, onde estava internado o paciente, havia solicitado um leito de UTI há 5 dias.
A família de Emerson havia informado à jornalista Eliana Nascimento, do G1, na terça-feira (26) que já havia conseguido transferência para o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, o que acabou não ocorrendo a tempo.
No último final de semana ganhou grande repercussão uma foto de um enfermeiro, Raimundo Nogueira Matos, abraçado com Emerson com o objetivo de mantê-lo com uma máscara de oxigênio. Segundo a irmã do paciente, Eliane, ele estaria com medo de usar a máscara e o profissional de saúde o tranquilizou.
Ao Uol, o enfermeiro demonstrou ter ficado emocionado com a morte do paciente. "Fiquei muito triste, chorei muito", contou.