Preço do arroz sobe e consumo cai no Brasil durante a pandemia de coronavírus

Empresas de monitoramento do varejo registram mudança nos hábitos de compra e sinalizam crise alimentar no governo Bolsonaro

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Enquanto o presidente Jair Bolsonaro ainda ensaia alguma reação à crise alimentar que se vizinha, dados de empresas que monitoram o mercado de varejo mostram que o o consumo de arroz já vinha mudando nos últimos meses, o que impulsionou o preço e foi um dos principais responsáveis pela alta na inflação.

A venda de arroz subiu em março, no início da pandemia, como medo de desabastecimento. No entanto, estabilizou em abril e, a partir de junho, quando o preço subiu, a venda caiu. Segundo a Jui Pdv, o consumo por quilo caiu 20% nos varejistas de SP conforme o preço subiu.

“A venda de arroz cresceu em março, mas estabilizou em abril. A partir de junho, quando o preço subiu, a venda caiu”, diz Claudia Biselli Fonseca, sócia da Jui Pdv.

De acordo com a Neogrid, que mede a falta de produtos nas prateleiras, há arroz no mercado. A empresa aponta que houve momentos em que o indicador bateu em 20%, mas agora está abaixo de 5%.

Com informações da Folha