Criança pergunta a Bolsonaro e ministros se "está pegando fogo no Pantanal" e todos caem na gargalhada

A youtuber mirim Esther, de 10 anos, foi convidada por Bolsonaro para participar de reunião ministerial e cena gerou revolta nas redes sociais; assista

Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

Na manhã desta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro realizou uma reunião ministerial em Brasília e convidou a youtuber mirim Esther, de 10 anos, para participar do encontro e fazer perguntas aos ministros.

O que era para ser uma maneira de ganhar popularidade nas redes sociais, no entanto, pode ter efeito inverso, já que começou a viralizar um trecho da participação da menina na reunião que tem causado revolta nas redes sociais.

Entre as inúmeras perguntas feitas aos ministros, a criança, em determinado momento, pergunta se "está pegando fogo no Pantanal". A reação de Bolsonaro e dos ministros não poderia ser pior: todos caíram na gargalhada.

Após as risadas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu: "O presidente mandou 10 aviões lá para ajudar a apagar".

Assista.

https://twitter.com/SamPancher/status/1303362573753094145

Queimadas no Pantanal

O mês de agosto foi especialmente cruel para o Pantanal: as queimadas foram 3,5 vezes maiores este ano, em comparação com o ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do dia 1º de agosto até o dia 31 foram registrados 5.935 focos de calor na região. Essa é a pior sequência de incêndios desde 2005.

A temporada de queimadas no Pantanal tem início no mês de julho e se estende até setembro.

Leia também: Por que as queimadas estão castigando tanto nossas florestas este ano?

O bioma, que é a maior planície alagada do mundo, enfrenta o maior período de estiagem dos últimos 47 anos.

Vento e tempo seco são fatores que contribuem com o alastramento dos incêndios. Porém, claro, não são a causa.

Felipe Augusto Dias, diretor-executivo da ONG SOS Pantanal, afirma que a maioria dos focos tem origem em ações humanas, que podem ser acidentais ou criminosas.

Um exemplo simples de ações acidentais é uma fogueira acesa para queimar folhas. O vento pode levar fagulhas para outros lugares e dar início a um incêndio.

Equipes do Prevfogo, do IBAMA, que trabalham no combate às queimadas na região, ratificam a informação da ONG, dizendo que 99% dos focos de incêndio no Pantanal têm origem antrópica. Ou seja, é a mão do homem que faz o bioma arder em chamas.