O feriado prolongado registrou um alto número de pessoas em balneários Brasil afora, como mostrou a Fórum. As imagens são chocantes. As aglomerações estão por toda a parte, o desrespeito às normas de segurança sanitária parece que é a regra. Bares e restaurantes, sempre lotados, pareciam mostrar que vencemos a pandemia, as pessoas voltaram às suas vidas normais, mesmo com o país apresentando números tenebrosos de contágios e mortes. Muitas cidades que estavam "fechadas" tiveram regras afrouxadas no feriadão. Hotéis e pousadas em diversos lugares do país registraram lotação máxima.
Com praias e estradas cheias, muitos acidentes aconteceram.
A pequena e bucólica cidade de Pirenópolis (GO), vilarejo cercado por cachoeiras, a 140 km de Brasília, recebeu um número assustador de turistas. Moradores gravaram vídeos denunciando a aglomeração e a falta de cuidado dos turistas.
Próximo à cidade, na BR-153, uma família teve a vida interrompida depois de um acidente. Um motorista (37), que admitiu ter bebido e dormido ao volante, perdeu o controle da caminhonete e se chocou com o automóvel da família, um Fiat Siena, que vinha em direção contrária. Morreram pai (49), filha (27) e ainda ficaram três pessoas feridas, entre elas um bebê de 1 ano. O autor do acidente se evadiu do local sem prestar socorro ás vítimas.
Em São Paulo as praias lotadas de banhistas também registraram acidentes neste domingo (6). Em busca de lazer, uma multidão foi para a Baixada Santista, onde foi registrado desrespeito às normas sanitárias e às regras básicas do uso de máscaras e o respeito a uma distância segura entre as pessoas. A Polícia Militar calcula que mais de um milhão de pessoas passarão pelo local neste feriadão da Independência.
Com as praias cheias, bombeiros e salva-vidas tiveram muito trabalho. Duas pessoas morreram afogadas na Praia da Enseada, em Mongaguá, e outros três foram retirados da água em Guarujá pelos bombeiros, mas não resistiram. Todas as vítimas eram homens e maiores de idade.
Além disso, um banhista sofreu uma parada cardiorrespiratória na Praia de Itaguaré, em Bertioga, e os bombeiros ainda procuram por dois jovens, de 18 e 27 anos, em Itanhaém.
Como em qualquer feriado prolongado que entope as estradas de veículos, a volta pra casa também preocupa.