Globo faz matéria pra ensinar como fazer refeições sem arroz, feijão e óleo

Disparada do preço do cereal leva telejornal a adotar orientação da entidade de varejo e mostrar opções ao básico do prato do brasileiro

Chef de cozinha Leia Baiana, do Centro de Tradições Nordestinas de SP, ensina a substituir arroz e feijão em telejornal (Foto Reprodução/TV Globo)
Escrito en BRASIL el

A TV Globo entrou na onda da associação de supermercados e sugeriu que os consumidores devem substituir o arroz por outros ingredientes. O discurso em forma de dica foi ao ar em reportagem do SPTV veiculada nesta sexta-feira (11). A disparada no preço do cereal levou até o presidente Jair Bolsonaro e estudar medidas e se reunir com supermercadistas.

Na saída do encontro, na última quarta-feira (9), o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto,  disse que os consumidores deveriam trocar arroz por macarrão. E foi além: afirmou que a substituição será tema de campanha.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço o arroz subiu 19,25% neste ano, até agosto. Os consumidores passaram a reclamar e Bolsonaro quis tomar medidas para evitar abalo em sua popularidade. A isenção de imposto de importação para uma cota de arroz foi uma delas.

Na TV, o tom foi mais ameno, mas trouxe a mesma sugestão de reduzir ou substituir o cereal, que é base da alimentação do brasileiro. As dicas incluíam também achar opções para feijão e óleo de soja, outros dois produtos básicos cujo preço disparou no ano.  

Uma chef do Centro de Tradições Nordestinas reuniu como alternativas aos produtos usar batata, cenoura, ovo, pão, mandioca, lentilha, chuchu, farinha de tapioca e brócolis. Além disso, sugeriu cozinhar em uma cuscuzeira, para reduzir o consumo de óleo de soja.

Depois, a reportagem conversou com uma nutricionista, que recomendou cozimentos no forno para usar menos óleo e farofas com feijão para fazer o legume render mais. No final, consumidores foram ouvidos, para também darem suas dicas. Uma delas revelou que já usa macarrão quando não cozinha arroz e feijão. A mesma sugestão do presidente da Abras.

Temas